Buscar no site

3 passos fundamentais para superar uma traição

Quando ocorre uma traição algo deve ser feito para superar e seguir em frente, permanecendo juntos ou separados

Michele Coronetti - Família.com.br

  • 24/09/17
  • 14:00
  • Atualizado há 339 semanas

Cada pessoa que teve que enfrentar uma decepção amorosa devido à traição sabe o quanto é difícil superar e seguir em frente. Afinal, muitos pensamentos surgem e sentimentos diversos que causam baixa autoestima são imensos. Mas, a vida ainda tem muitas coisas boas a oferecer e seguir em frente é o melhor passo.

Nesta caminhada algumas atitudes são primordiais para o sucesso e superação e elas podem incluir:

1. Eliminar a culpa



Toda pessoa quando é traída busca o motivo para esse acontecimento. Ela realiza uma pesquisa interna em suas atitudes, visual e no relacionamento, procurando tentar encontrar o que pode ter causado o deslize do cônjuge. É muito importante entender que pessoas são livres e suas escolhas lhes pertencem. Quando ocorre uma traição é porque o cônjuge escolheu isso e não por qualquer outro motivo. E se ele acusa a pessoa traída pelos seus erros provavelmente além de traidor ele é abusivo. É muito importante para a superação que a pessoa traída entenda isso e pare de se sentir culpada, recupere sua autoestima e siga em frente, com o cônjuge ou não, ciente de que se o outro traiu foi porque tem algum problema com ele mesmo.

2. Mudar o foco

A tendência é pensar no ocorrido e na própria miséria o tempo todo. Isso deve ser evitado para que a superação seja total. Os pensamentos negativos apenas prejudicarão e travarão o progresso pessoal podendo trazer doenças como a depressão. Encontrar uma forma de ocupar a mente, além do trabalho e das responsabilidades familiares, será eficaz para uma rápida melhora. Algo como um serviço voluntário, um passatempo agradável envolvido com artes, esportes ou o estudo de algo novo. Redes sociais não entram nessa listagem, pois o envolvimento intenso com elas em uma situação delicada como esta pode destruir a autoestima ainda mais. As possibilidades futuras são imensas e a vida não precisa ser triste pelo ocorrido. O luto com certeza virá e terá que ser passado, melhor será quando há interesse em viver feliz apesar dos problemas.

3. Amizades

É muito importante que elas sejam preservadas, retomadas e iniciadas. Somos seres humanos e todos precisam uns dos outros para a sobrevivência e felicidade. Ficar mais próximo dos pais, irmãos e outros parentes queridos fará muito bem. Sair, passear, conhecer novas pessoas, frequentar novos locais e voltar a ir a antigos que sempre agradaram, sorrir e se divertir com os amigos, esse passo é muito importante para que a superação seja efetiva.

Se o casal optar pela separação ou por continuar juntos, esses 3 passos serão fundamentais para a superação. Quando direcionados ao objetivo escolhido se tornarão um esteio para a continuação da vida e reconstrução do cônjuge magoado. Caberá a ambos definirem o que é melhor e uma vez decidido deverão manter os votos para que a confiança seja restaurada e o relacionamento dos dois não torne a vida de ambos desagradável. Juntos ou separados, especialmente quando há mais pessoas envolvidas como filhos, eles devem fazer o máximo possível para perdoar e seguir em frente com o coração leve e resolvido.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos