18 de Dezembro de 2017
17º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Inscrições para Startup Weekend Assis terminam na próxima semana

Evento mundial de inovação e empreendedorismo acontece de 20 e 22 de outubro na FEMA

As inscrições para o Startup Weekend Assis terminam na semana que vem. Pela primeira vez na cidade, um dos eventos mais importantes em todo o mundo que estimula a inovação e o empreendedorismo será nos dias 20, 21 e 22 de outubro na FEMA.

Fundado nos Estados Unidos, o Startup Weekend surgiu da reunião de 70 empreendedores que tiveram o desafio de criar uma startup em único final de semana. O formato se popularizou e, atualmente, a Techstars, mantenedora e financiadora, realiza o projeto. Em 10 anos, cerca de 3 mil eventos aconteceram em mais de 150 países.

"É uma metodologia para fomentar ideias e aproximar os idealizadores de potenciais investidores", explica Marcelo Arruda, empreendedor e um dos organizadores. "Estamos criando um ambiente colaborativo para que os negócios possam acontecer".

Famosas empresas surgiram por meio das startups, a maior parte da área da tecnologia, dentre elas Facebook, Uber, e Spotify, no mundo, Easy (antes Easy Taxy), ClickBus e iFood, no Brasil.

Como funciona?

O Startup Weekend é uma maratona de inovação e empreendedorismo. Durante 54 horas seguidas, o desafio é transformar ideias inovadoras em projetos concretos.

No primeiro dia tem o "pitch". Uma breve apresentação de 1 minuto em que o inscrito conta um pouco de si, identifica o problema e justifica o porquê sua ideia resolverá esse problema. As ideias mais bem classificadas terão o fim de semana para serem desenvolvidas.

No segundo dia, os grupos criam os modelos, realizam pesquisas, fazem validação, com apoio de mentores que auxiliam e dão dicas às equipes. Estão confirmados para o Startup Weekend Assis representantes da Embraer e do Founder Institute, dentre outras empresas.

No último dia, os times apresentam os projetos para um júri qualificado, com empresários, empreendedores e investidores. Os melhores trabalhos serão escolhidos e premiados pela organização.

Parceiros

O Startup Weekend também é um evento que traz consigo a essência do trabalho compartilhado. A edição de Assis conta com diversos parceiros e patrocinadores, como NovAmérica, Leveros (Multi-Ar), Resort Água das Araras, Conti Cola e a FEMA.
"O empreendedorismo nasce ao conectarmos pessoas. Quem faz acontecer são as pessoas", lembra o presidente da FEMA, Arildo Almeida. "Vamos abrir nosso espaço, um ambiente democrático, para fazer com que essa sinergia de conexão de ideias, de negócios aconteça".

O diretor Eduardo Vella também destaca a importância do evento para a cidade e para a FEMA. "Somos uma instituição educacional. Aqui, temos cursos nas áreas de Informática, Comunicação, Administração, ligados diretamente à questão da inovação. Será uma troca de experiências em um ambiente empreendedor".

Inscrições

As inscrições para a primeira edição do Startup Weekend Assis terminam na próxima semana e são feitas no site www.sympla.com.br. Podem participar todas as pessoas que tiverem uma boa ideia e que possa ser colocada em prática.

Ao todo, 80 vagas são oferecidas. Com os valores adquiridos com a taxa, os inscritos receberão um kit com caneta, camiseta, além de ter direito à alimentação, que inclui café da manhã, almoço e jantar nos três dias de evento.

Mais informações estão na página Startup Weekend Assis, no Facebook, e também no site da FEMA, www.fema.edu.br.



Assessoria de Comunicação FEMA
+ VEJA TAMBÉM