Buscar no site

Câmeras de segurança flagram tentativas de furto em Paraguaçu Paulista

Aumento dos casos nas últimas semanas tem preocupado os comerciantes da cidade

G1

  • 25/12/17
  • 11:00
  • Atualizado há 330 semanas

O número de furtos em Paraguaçu Paulista (SP) aumentou neste ano e nas últimas semanas câmeras de segurança flagraram várias tentativas de criminosos nas lojas do comércio. Os moradores da cidade de 44 mil habitantes, acostumados com o sossego, andam desconfiados.

Só neste ano, até outubro, já foram registrados 396 furtos registrados na cidade. Boa parte no comércio, o que acaba deixando lojista se moradores preocupados O número já é maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 379 registros.

No comércio do empresário Lourimar Pereira o criminoso não conseguiu furtar nada, mas deixou prejuízo. As câmeras de segurança registraram a ação. Nas imagens, um rapaz se aproxima da loja com uma pedra na mão, checa se não há ninguém na rua e, não demora muito, arremessa a pedra contra a vidraça. Ele tenta duas vezes, mas não consegue quebrar.

"Vai ter um gasto porque toda moldura da porta, que segura o vidro, foi abalada, vai ter que substituir, o vidro tem marca, mas não quebrou, graças a Deus está firme", conta.

Se não bastasse uma vez, dois dias depois, houve uma nova tentativa de arrombamento no estabelecimento. A câmera do outro lado da rua pegou o rapaz tentando quebrar a porta, mas, novamente, ele não conseguiu.

Porém, não se contentou e na mesma noite, de acordo com a polícia, o rapaz repetiu a ação em outra loja, mais uma vez as câmeras registraram. Ele chega e encosta a bicicleta, olha ao redor para ver se não tem ninguém por perto e depois volta com uma pedra na mão. Ele tenta duas vezes quebrar a porta de vidro e foi em vão.

A série de tentativas deixou os comerciantes preocupados. O conselho de segurança da cidade tem cobrado a prefeitura para a instalação de câmeras nas ruas para aumentar a segurança.

"Pelos números até então apresentados é de que os índices de furto em Paraguaçu Paulista tinham caído bastante, praticamente a menos da metade, mas nos últimos dias para nossa surpresa, acabaram ocorrendo esses furtos, essas tentativas de furtos", ressalta o membro do conselho, Plinio Fernandes.

E nessa onda de furtos e tentativas, nem a sede da Associação Comercial ficou livre dos vândalos. Durante a madrugada, quebraram a porta de vidro e pegaram do caixa R$ 250.

A polícia disse que os casos que aconteceram durante semana foram praticados pela mesma pessoa, que já foi identificada e detida, mas como não foi pego em flagrante vai responder em liberdade por seis crimes - dois furtos qualificados e quatro tentativas.

Ainda segundo a PM, o patrulhamento na região central foi reforçado, principalmente durante a madrugada.

Câmera de segurança registrou a ação do ladrão que tenta quebrar a porta de vidro da loja em Paraguaçu Paulista

Associação Comercial de Paraguaçu Paulista foi alvo dos criminosos também

Comerciantes são as principais vítimas das tentativas de furto em Paraguaçu Paulista

Receba nossas notícias em primeira mão!