21 de Outubro de 2018
17º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Médico especialista em Nutrologia Esportiva indica primeiros passos para emagrecimento saudável

Confira o artigo escrito pelo médico Philipe Passos

O final do ano costuma ser um período de muitas comemorações e festividades. Como consequência, muitas pessoas começam o ano seguinte sentindo na balança os quilinhos a mais. Mas, se você engordou não se desespere! O doutor Philipe Passos, médico especialista em Nutrologia Esportiva, elaborou um artigo no qual ele indica os primeiros passos para um emagrecimento saudável. Afinal, as questões estéticas ficam em segundo plano quando o assunto é saúde. Confira:

PRIMEIROS PASSOS PARA O EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

"É importante salientar que o emagrecimento é um processo crônico e resulta da mudança de hábitos.

Para obter sucesso no planejamento em questão, devemos investir na prática de atividades físicas, gerenciar o estresse e entender um pouco sobre nutrição, e assim diferenciar as proteínas, gorduras e carboidratos.

Costumo explicar aos pacientes que a proteína é a matéria para a construção, é o "tijolo da casa", ela é responsável pela construção e manutenção de todos os órgãos e tecidos, principalmente da massa muscular.

As gorduras são utilizadas para formar hormônios, mantém uma boa imunidade e saúde cerebral.

Os carboidratos são a nossa fonte principal de energia, e, apesar desse assunto ser controverso, o se@ u consumo é vital para a nossa existência. Porém, devemos destacar alguns detalhes. Todo o carboidrato que for ingerido e não for queimado será estocado como forma de gordura pelo nosso corpo, por isso, não devemos exceder o seu consumo e é importante encontrar o ponto exato onde eles oferecem energia para nosso organismo sem causar o aumento da gordura corporal.

Dito isso, fica claro que não podemos/ devemos excluir os carboidratos da dieta, mas é importante priorizarmos os que possuem uma carga glicêmica mais baixa, que são mais saudáveis, não causam oscilações nos níveis de glicemia e, consequentemente, são nossos aliados na perda da gordura corporal.

Outro passo a ser considerado é o de realizar substituições inteligentes na rotina alimentar. Comece pela retirada dos alimentos que são ricos em glúten, como as farinhas, massas, bolos, pães e cerveja, pois são altamente inflamatórios. Reduza o consumo do leite e retire o açúcar da sua vida. Não utilize óleos vegetais no preparo dos alimentos, dê preferência ao óleo de côco e azeite de oliva.

E é claro, não existe uma pílula mágica. A esmagadora maioria das pessoas que optam por tratamentos medicamentosos para emagrecer retornam ao peso inicial depois de um tempo.

Por isso, não acredite em promessas milagrosas de medicamentos ou dietas que te ajudam por um limitado período de tempo e depois causam um efeito rebote ainda maior", conclui.

Para conhecer mais sobre o trabalho do doutor Philipe Passos, acesse sua página e seu Instagram.


Doutor Philipe Passos


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM