Buscar no site

'Pet book' ganha cada vez mais adeptos e faz sucesso entre os tutores

Confira as dicas de um fotógrafo e prepare seu pet

Meu amigo Pet

  • 15/03/18
  • 15:00
  • Atualizado há 314 semanas

s animais se tornam cada vez mais integrantes das famílias. Eles são considerados grandes amigos e as vezes são tratados até como filhos pelos tutores. Se você também é assim, já pensou em registrar imagens desses companheiros em um ensaio fotográfico profissional? O "pet book", que são fotos produzidas com cães, tem conquistado cada vez mais pessoas, como o fotógrafo Guilherme Soares. Ele, que trabalha há 10 anos com fotografia profissional, resolveu investir neste setor.

"O objetivo de quem procura por este tipo de trabalho é ter um registro à altura do sentimento da pessoa por seu pet. Afinal, eles merecem um belo retrato. A procura, com certeza, está bem maior que antigamente. As pessoas estão querendo ter um bom registro de um ser que, com certeza, faz parte da família. Ter um pet é um dos maiores atos de amor puro que um ser humano pode vivenciar. É uma relação simples, porém intensa"

Mesmo na correria do dia a dia, o assistente social João Paulo Fonseca, de 30 anos, conta que ele e o Boris, um rottweiler de três anos, se tornaram companheiros inseparáveis. Ele conta que sempre dá um jeito de conseguir um tempo para curtir o grande amigo e encontrou no registro das fotos uma m"Eu tenho uma história de carinho muito grande com animais. Sempre gostei, desde pequeno, de cães, mas nunca tive como registrar esses momentos. E foi na fotografia que encontrei uma maneira de guardar esse amor que tenho pelo meu Boris".



João Paulo ainda explica que apesar do tamanho, Boris é um rottweiler tranquilo e sociável, e tinha certeza de que ele se sairia bem no ensaio. Tudo foi planejado para ser algo natural e confortável para o pet, desde o local escolhido para as fotos. "Como eu queria algo natural, retratar mesmo o meu cotidiano e a rotina com o meu cão, resolvi fazer as fotos durante o meu treino, já que fazemos isso todos os dias com o propósito de propiciar uma qualidade de vida para ele".aneira divertida de marcar para sempre o carinho ao pet.

Dicas para belas fotos

Tirar fotos de cachorro é sempre um desafio, já que os bichinhos dificilmente param quietos. E os ensaios são personalizados de acordo com os desejos do dono e podem durar de minutos a horas, dependendo da complexidade das fotos, do número de participantes e da locação escolhida. O fotógrafo Guilherme Soares dá algumas dicas para que durante o ensaio ocorra tudo bem.

"Cada ensaio é diferente. Geralmente traçamos um roteiro para nos guiar, mas o acaso sempre traz boas fotos. Fazemos um briefing antes do ensaio, perguntando como e onde o pet se sente melhor. Durante o ensaio devemos tentar ganhar a confiança do pet, tentar dizer que não somos uma ameaça e brincar como amigos. Após o ensaio carinho e muitas lembranças para harmonizar tudo", explica o profissional.

Uma outra maneira de fazer com que os animais se sintam mais à vontade é procurar por ambientes mais naturais. Mas não importa o local escolhido, levar biscoitinhos, brinquedos e outros recursos para chamar a atenção do bichinho são necessários. "Petiscos de agradecimentos são sempre bem-vindos. Se você quer algo deles deve dar alguma coisa em troca. Se ele tiver algum brinquedo favorito vai ser útil para a ambientação. Não leve má vontade, os pets são sensíveis, e se você não estiver em sintonia com ele nada sairá bem", comenta Guilherme.

Como todo cão de raça, os shih tzu também têm suas doenças típicas. No caso do Thor, de três anos, uma doença crônica chamada displasia renal. E devido a isso, sua tutora, a médica Déborah Maria Araújo, de 29 anos, planejou fazer o ensaio para ter para sempre uma lembrança do amigão.

"Thor é minha paixão divina; como gosto de chamá-lo. Há um ano descobri que ele tem uma doença crônica, e infelizmente essa doença em algum momento irá tirá-lo de mim. E eu não queria que nossa relação fosse esquecida. Apesar de ter um milhão de fotos dele no meu celular, queria algo que eu pudesse olhar e lembrar de como somos, de como ele é", relata Déborah Maria.

Cães, modelos...

O resultado das fotos pode ser surpreendente. Como é o caso do ensaio realizado pelo publicitário Frederico Cordeiro Oliveira, de 25 anos, junto com o Charlie. A espontaneidade de certas poses, e o figurino do animal, gera graça e naturalidade às fotos.

"Eu fiquei sabendo do projeto, em que os pets são os modelos principais e decidi participar junto com o Charlie. Eu achei muito legal porque sempre sonhei em ter fotos profissionais com meu cachorro porque eu gosto demais dele, ele pra mim é como se fosse um filho. Nós fizemos o ensaio no centro de Montes Claros, no Quarteirão do Povo. Devido ao nosso estilo, queríamos algo mais urbano; gastamos menos de duas horas para finalizar o ensaio", conta o publicitário.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos