Buscar no site

Prefeita Almira, de Paraguaçu Paulista, participa da apresentação do primeiro veículo híbrido-flex do mundo

"Fazer parte desse momento histórico para a nossa região é um grande privilégio", ressalta a prefeita Almira Garms

Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva

  • 21/03/18
  • 16:00
  • Atualizado há 317 semanas

A prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms, participou nesta terça-feira (20) da apresentação do primeiro veículo híbrido-flex do mundo, na Usina Cocal, unidade de Narandiba. A Cocal Energia Responsável é parte do roteiro oficial da fase de testes do primeiro protótipo de veículo equipado com tecnologia híbrida flexfvel, da Toyota do Brasil.

O protótipo do primeiro veículo híbrido-flex do mundo da Toyota foi apresentado primeiro em São Paulo, capital, nesta segunda-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes. Depois seguiu viagem para Paraguaçu Paulista, onde pernoitou juntamente com a equipe da Toyota. Na terça-feira, por volta das 7h30, o protótipo seguiu viagem com a comitiva para Narandiba.

O evento aconteceu no Centro de Desenvolvimento Humano e contou com as presenças de executivos da Cocal como o diretor superintendente Paulo Zanetti, o representante da Toyota no Brasil Edson Orikassa, autoridades locais como o prefeito de Narandiba Itamar dos Santos, a prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms, além de autoridade regionais e representantes de entidades de classe.

Em apresentação feita pelo representante da Toyota no Brasil Edson Orikassa, os convidados puderam conhecer a tecnologia do modelo Prius, que faz parte de uma estratégia de desenvolvimento de veículos equipados com motores elétricos e que funcionam com gasolina e etanol, os chamados híbridos flex.

"O protótipo é capaz de rodar consumindo apenas eletricidade no trânsito urbano. As baterias são recarregadas durante as desacelerações ou por meio do motor a combustão, mais usado na estrada e nos momentos em que o carro exige mais potência", explica Edson Orikassa, engenheiro da Toyota do Brasil.

Parceria - No caso do etanol, foi a partir da produção do combustível que surgiu a parceria entre Cocal e a Toyota, há cerca de dois anos. Para o diretor superintendente da Cocal Energia Responsável, Paulo Zanetti, a empresa ter sido incluída na rota de teste do Prius 'flex' representa um marco para a Cocal. "Demonstra a importância da matéria-prima produzida por nós e vai ao encontro da nossa missão de gerar energia de maneira responsável e sustentável, com tecnologia de ponta", afirma.

Para a prefeita Almira Garms, é um momento histórico, tanto sentido do que representa na produção de energia limpa, como por a empresa Cocal, com suas unidades em Paraguaçu Paulista e em Narandiba, ter sido escolhida como integrante da rota do protótipo.

"A população de Paraguaçu Paulista e de Narandiba ganham muito com essa busca da Cocal por desenvolvimento tecnológico, somando agora com a Toyota como parceira no seu sistema de produção. Isso trará mais conquistas para nossa população, tenho certeza. E, para a Cocal deve ser um privilégio fazer parte da rota de teste do Prius flex, principalmente por ele estar relacionado às novas tecnologias. Essa evolução é um grande passo para o momento pelo qual o Brasil está passando", ressalta a prefeita Almira Garms.

Desde o dia 19 último, o veículo começou a percorrer um trecho de mais de 1.500 quilômetros entre os estados de São Paulo e o Distrito Federal, colocando à prova a durabilidade do carro em percursos desta natureza, para avaliar o conjunto motor-transmissão, quando abastecidos com etanol, nas estradas brasileiras. A partir daí, novos dados serão coletados. Eles informarão a performance do carro e servirão para possíveis ajustes, com objetivo de buscar o balanço ideal de todo o conjunto.

Cocal - A Cocal (Comércio Indústria Canaã e Álcool Ltda) é uma empresa 100% nacional, fundada em 1980 na cidade de Paraguaçu Paulista. É uma das mais importantes companhias do setor sucroenergético, produtora de cana de açúcar, etanol e energia elétrica. Atualmente, possui duas unidades, sendo em Paraguaçu Paulista e Narandiba. No total, emprega diretamente cerca de 4.700 pessoas nas regiões de atuação.

A prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms, acredita que a população de Paraguaçu Paulista e de Narandiba ganham muito com a busca da Cocal por desenvolvimento tecnológico, somando agora com a Toyota como parceira no seu sistema de produção

O representante da Toyota no Brasil, Edson Orikassa, com a prefeita de Paraguaçu Paulista Almira Garms

Protótipo do primeiro veículo híbrido-flex do mundo da Toyota

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais