Buscar no site

Projeto Novos Foliões busca manter tradição da Folia de Reis na região

Projeto é desenvolvido por Mário Reis e oficinas acontecerão em Cândido Mota e Palmital

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 25/04/18
  • 12:00
  • Atualizado há 309 semanas

A Folia de Reis é uma festa religiosa que vem perdendo espaço em algumas cidades com o passar do tempo. Na região de Assis, alguns municípios ainda mantém a tradição fortemente, mas em alguns, isso não acontece mais.

Mário Reis é de Palmital e participa há mais de 20 anos das festas de Folia de Reis. Ele é o responsável pelo Projeto Novos Foliões, que há dois anos recebe incentivo do PROAC.

"O projeto Novos Foliões existe em Palmital desde 2013, mas nos dois últimos anos conseguimos ser contemplados pelo PROAC, que é um programa de incentivo à cultura. A partir disso, quisemos estender o projeto para outros municípios e realizar oficinas de saberes", afirma.



Segundo Mário, as oficinas do projeto são importantes para manter a tradição viva e estimular a participação de outros interessados.

"A Folia de Reis é uma festa de cunho religioso e que representa o nascimento de Jesus. Ela marca o momento em que os reis magos saíram de seus países orientados por uma estrela e encontraram o filho de Deus. Essa tradição é muito mística e existem muitas maneiras de participar, mas há certos ritos que devem ser cumpridos durante a celebração que começa desde o início do dia. Por isso a importância das oficinas, que são uma maneira de iniciar os novos participantes e explicar os papéis de cada um em uma companhia de foliões", explica.

Questionado sobre a participação de pessoas mais jovens nas Folias de Reis, Mário diz que essa é uma dificuldade que precisa ser vencida.

"As companhias estão sofrendo com a falta de participação das pessoas. Se não houver foliões, não há festa e nem folclore. Várias folias no Estado de São Paulo estão morrendo, porque os foliões mais antigos morrem e acabam não passando os saberes para ninguém. Precisamos continuar as companhias antigas e formar novas. Estive em Mogi Mirim no ano passado, onde eles formaram uma companhia de violeiros. Em Palmital também existe uma companhia chamada Estrelas de Maria, que é formada por 25 meninas. Ela é um braço da Companhia Anhumas, que é a qual eu pertenço", salienta.

O Projeto Novos Foliões realizará oficina neste sábado, 28, em Cândido Mota. Em Assis, a oficina já aconteceu no dia 15 deste mês. Já em Palmital, as inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no Centro Cultural da cidade. A previsão é que as oficinas comecem na primeira semana de maio.

"Em Palmital, serão cerca de 10 oficinas e podem participar pessoas de todas as idades. Tem filhos de foliões que já começam a acompanhar desde cedo a Folia de Reis até os mais velhos, que ainda participam. O importante é querer participar e ajudar. Queremos realizar um trabalho contínuo e a longo prazo, para que as futuras gerações possam conhecer a Folia de Reis, que é uma cultura forte e assim esperamos que seja", conclui.

Para saber mais sobre o Projeto Novos Foliões, acesse a página oficial ou entre em contato pelo telefone (18) 99751-2100.

Companhia de Reis de Palmital

Grupo Estrelas de Maria é formado apenas por mulheres

Folia de Reis de Cândido Mota do senhor Toninho Leiteiro

Mário Reis durante apresentação

Inscrições para oficina em Palmital ainda estão abertas

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos