Buscar no site

Notas carimbadas com pedido de "Lula Livre" não perdem valor, segundo Banco Central

Banco Central afirma que cédulas continuam tendo valor

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 04/05/18
  • 08:00
  • Atualizado há 308 semanas

Desde o começo desta semana, tem circulado nas redes sociais um vídeo que mostra um grupo de pessoas carimbando cédulas de real com uma marca que leva o rosto do ex-presidente Lula e com a legenda "Lula Livre".

O fato chamou a atenção de muitos brasileiros, especialmente após a informação de que as notas perderiam o valor e não seriam mais aceitas por estabelecimentos comerciais e bancos.

A mensagem que circula é que "Ao receber tais notas, os bancos deverão chamar a polícia e o portador estará sujeito ao enquadramento do artigo 163 do Código Penal que trata do crime de rasura em papel moeda".



Em nota publicada pelo Banco Central, a informação não procede e as cédulas continuam tendo valor monetário como quaisquer outras.

"Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária", informa a instituição. "As notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas ao Banco Central, para destruição", afirma a nota publicada.

Apesar disso, o Código Penal Brasileiro tipifica que rasurar cédulas é crime contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista. O Código também prevê detenção de seis meses a três anos ou multa como pena.

Em Assis, ainda não há informações se as notas já estão circulando pela cidade ou região. Se você já viu ou sabe de algum caso, entre em contato com a equipe do AssisCity pelo WhatsApp (18) 99800-4144.

Notas com carimbo "Lula Livre" circulam por cidades do Brasil

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos