23 de Maio de 2018
17º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Vice-diretora da FEMA homenageia ex-presidente da instituição com nome de rua

Rua de Assis receberá nome do professor Ulysses Telles Guariba Netto, ex-presidente da FEMA

A vice-diretora da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e vereadora, Elizete Mello da Silva, também conhecida como professora Dedé, apresentou um Projeto de Lei para que uma rua na cidade de Assis receba o nome do professor doutor Ulysses Telles Guariba Netto. Ulysses foi ex-presidente da FEMA e faleceu em 7 de fevereiro de 2017. A apresentação do projeto aconteceu no dia 21 de março, na Câmara Municipal e foi aprovado com unanimidade.

A disposição é para denominação da Rua "N”, do conjunto habitacional Jardim Nossa Senhora de Fátima. "É uma forma de eternizar o nome do professor e, sobretudo, demonstrar nossa gratidão, saudade e carinho por ele. Ele foi um pensador e grande estrategista político, que não mediu esforços para transformar a FEMA em uma fundação reconhecida em todo o estado de São Paulo”, destacou professora Dedé, com emoção. A proposição já foi transformada em lei, após promulgada e publicada no dia 2 de maio de 2018.

Ulysses teve seu primeiro mandato como Presidente da FEMA no final dos anos 90 e com seu espírito inovador e visionário, conseguiu aprovação para cinco novos cursos naquela ocasião, sendo eles: Ciência da Computação, Direito, Administração, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Química Industrial. Finalizou seu mandato em 2000 deixando a Instituição consolidada e reconhecida na região e retornou em 2012 com o pleito para trazer o curso de Medicina para a FEMA. O que parecia ser um sonho se tornou realidade em 2015, pelas mãos do professor. Ele conseguiu colaboração de todos para essa nova fase, como médicos e vereadores, prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) e Conselho Estadual da Educação (CEE), que autorizou o início do curso.

O professor foi membro do CEE, órgão que estabelece regras para todas as escolas das redes estaduais, municipais e particulares, desde educação infantil até Ensino Médio e profissional, além de orientação para instituições de ensino superior públicas do Estado e credenciação de cursos. Atuou na área da educação por mais de 30 anos, sendo professor doutor na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, onde ajudou a instalar o Curso de Filosofia, transferido em 1976 para Unesp – Marília.

Ulysses teve intensa participação nos episódios que envolveram a violação dos Direitos Humanos, na Unesp, durante a Ditadura Militar, de 1964 a 1985. Possui extenso currículo com graduação na USP, em Filosofia, e na Université de Provence, na França, em Estudos Políticos. Pós-graduação em história pela mesma universidade francesa já citada e doutor em História pela Unesp. Tem cursos de extensão universitária e bolsas para estudo no exterior. Ministrou cursos de especialização e pós-graduações e teve participação em inúmeras palestras, conferências, mesas redondas, debates, simpósios e reuniões científicas, como também realizou muitas atividades administrativas no Ensino Superior. Publicou trabalhos, artigos, livros e participou de sociedades científicas e culturais.

"Queremos homenagear um grande homem, que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade e por isso apresentei à comunidade Assisense esse projeto de lei, que agora já é realidade, para simbolizarmos nossa gratidão por toda a luta levantada pelo professor”, completa Dedé. Ulysses deixou grande saudade no coração de seus familiares, amigos e pessoas que tiveram o privilégio de com ele conviver.


Ex-presidente da FEMA, professor Ulysses Telles Guariba Netto


Glauciana Nunes - Assessoria de Comunicação FEMA
+ VEJA TAMBÉM