Buscar no site

Evento discute temáticas LGBTQ e homossexualidade nas escolas, em Assis

Iniciativa foi proposta pela empresa júnior do curso de História da UNESP

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 17/05/18
  • 12:00
  • Atualizado há 309 semanas

Para discutir a temática da homossexualidade nas escolas e o preconceito contra a comunidade LGBTQ, a empresa júnior do curso de História da UNESP de Assis realizou um grande evento nesta segunda-feira, 14.

Joseph Biachi Cava é um dos integrantes da Contemporânea e conta que a iniciativa foi bem recepcionada pelo público presente.

"O evento foi um sucesso, tanto na questão dos convidados, quanto na presença do público, que foi bastante receptivo e elogiou a organização. No período da manhã, tivemos duas palestras com convidados. Na primeira, o professor Leonardo Lemos de Souza apresentou uma pesquisa sobre as experiências em relação à homofobia no ambiente escolar e salientou que infelizmente as escolas ainda não estão preparadas para esse tipo de temática, já que quando há casos desse tipo, não são tomadas as providências necessárias e cabíveis. A outra palestra foi com Yasmin Cassetari e abordou o tema do suicídio na comunidade LGBTQ, já que o Brasil tem índices elevados. O debate propôs a discussão se de fato é um suicídio ou um homicídio, pois as pessoas LGBTQ muitas vezes sofrem tanta pressão por parte da sociedade e até mesmo da família que acabam tirando a própria vida por conta do preconceito", afirma.

O evento também teve a exibição do filme "Minha vida em cor de rosa", além da apresentação da drag queen Monalisa Vermont.

"O filme foi exibido, pois trata das questões de gênero na infância. Depois tivemos a apresentação da drag queen Monalisa Vermont, que discursou sobre sua experiência como LGBTQ e o preconceito vivido dentro e fora da universidade. Além disso, organizamos uma roda de conversa, onde o público pode contar suas experiências no ambiente escolar, o bullying, a aceitação familiar e outros temas importantes", salienta.

Joseph acredita que o evento é de extrema importância, já que a temática da homossexualidade ainda não é amplamente discutida.

"O evento é de fundamental importância porque infelizmente eventos dessa temática ainda são poucos, seja dentro ou fora da universidade. Muitas vezes, quando o assunto é tratado, as abordagens não são humanizadas. As pesquisas são apresentadas colocando os homossexuais como instrumento de pesquisa, mas se esquece de que eles são seres humanos. Por isso esse espaço de debate é importante, mas acima de tudo dar voz ao discurso das pessoas que sofrem homofobia diariamente e veem a sociedade, familiares e o Estado fechando os olhos. Membros da comunidade LGBTQ morrem assassinados todos os dias, recebem discurso de ódio ou piadas homofóbicas, além de outras muitas formas de preconceito. A representatividade que aparece na televisão, por exemplo, é devido a um interesse comercial e precisamos ter cuidado com isso. O evento mostrou que esses assuntos precisam ser abordados e é necessário ocupar os espaços", conclui.

Yasmin Cassetari abordou o tema do suicídio na comunidade LGBTQ

Evento foi realizado no campus da UNESP Assis

Professor Leonardo Lemos de Souza

Joseph Bianchi Cava é um dos integrantes da Contemporânea, idealizadora do evento

Giselle Cristina dos Santos, Allan Diego Gonçalves de Souza e Gaia de Melos Caversan

Participantes contam experiências relacionadas ao preconceito e à homofobia

Drag queen Monalisa Vermont

Monalisa durante apresentação no evento

Receba nossas notícias em primeira mão!