Buscar no site

Secretaria orienta assisenses sobre casos de árvores com risco de queda

Cerca de 25 árvores caíram durante temporal deste final de semana

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 22/05/18
  • 09:00
  • Atualizado há 308 semanas

Após o vendaval que atingiu Assis durante este final de semana, a Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente está finalizando os trabalhos de retirada das árvores que não resistiram aos fortes ventos e caíram.

De acordo com o secretário Fábio Nossack, foram registradas as quedas de aproximadamente 25 no município e as equipes seguem fazendo as avaliações.

"Nossas equipes continuam fazendo o serviço de retirada das árvores já caídas, que foram de aproximadamente 25, além das avaliações de outras árvores, solicitadas pelos moradores. Faremos a inspeção com o intuito de verificarmos se há risco de queda nestes locais, já que podas que ultrapassem 30% da copa necessitam de autorização prévia da Secretaria", afirma.

Segundo Nossack, as podas ornamentais podem ser feitas sem autorização, mas por pessoas que tenham conhecimento especializado.

"É importante frisarmos que as podas de adequação ou ornamentais, desde que não ultrapassem os 30% da copa da árvore, podem ser feitas sem autorização prévia. Porém, a poda, quando é mal realizada, ocasiona a podridão do tronco. Por isso, os moradores devem se atentar para que o serviço seja feito por especialistas, seguindo os critérios agronômicos, pois a poda feita de maneira incorreta pode prejudicar a árvore completamente", salienta.

A Secretaria também realizará nesta terça-feira, 22, a retirada de uma grande árvore localizada no prédio da Estrutura Saúde da Família (ESF) do Jardim Eldorado.

"Essa é uma árvore problemática, pois ela é muito grande e infelizmente está com infestação de cupim. A Secretaria da Saúde havia feito o pedido e iniciamos os trabalhos de retirada nesta terça-feira, mas devemos concluir até quinta-feira, já que a árvore é enorme. A retirada foi a melhor opção, visto que a árvore já foi analisada e evitamos assim o risco de queda sobre as edificações desse espaço tão importante para o atendimento médico da comunidade", acrescenta.

Nossack salienta que os munícipes que precisarem tirar dúvidas ou avaliações sobre árvores, podem entrar em contato com a secretaria.

"O vendaval deste final de semana foi uma condição adversa, com ventos muito fortes e que não era esperado. As árvores que caíram não tinham pedidos de remoção feitos anteriormente e não haviam passado por vistorias prévias. Constatamos que aquelas vistoriadas e avaliadas pela secretaria resistiram, o que mostra que temos feito a avaliação corretamente. Os cidadãos que precisarem tirar dúvidas ou de algum suporte técnico, podem entrar em contato conosco, pois estamos à disposição. Lembrando que, não é porque houve uma situação adversa que temos que cortar todas as árvores da cidade. Elas trazem muitos benefícios para o clima, vantagens para a cidade, além de serem resguardadas por leis municipais", conclui.

O telefone de contato da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é (18) 3324-3355.

Árvore da ESF Jardim Eldorado será retirada após infestação de cupins

Trabalhos devem ser finalizados nesta quinta-feira, 24

Árvore é imensa e apresenta risco de queda

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais