25 de Junho de 2018
17º/33º
ENTRETENIMENTO » COMPORTAMENTO

Faça em casa o bolo escolhido para o casamento do Príncipe Harry

Especialista do Senac Marília ensina como preparar o bolo da realeza mais comentado do ano

O assunto mais comentado do ano é o casamento do Príncipe Harry e da atriz Meghan Markle, no Castelo de Windsor, residência da rainha Elizabeth no Reino Unido. As atenções estão voltadas para todos os detalhes e é claro, sobre qual foi o bolo escolhido pelos pombinhos.

Para quem esperava algo muito pomposo, se surpreendeu com a escolha diferente e, claro, menos sofisticada do que se esperava: bolo de limão, com cobertura de butter cream, ou creme de manteiga, e decorado com flores.

Para Caio Gomes Mattos, docente da área de gastronomia do Senac Marília, a escolha do bolo é algo que lembrou a infância dos noivos e os alimentos sazonais da região: "Escolhas assim são bem oportunas para eventos, como o casamento do príncipe por exemplo. Elas marcam momentos bons e positivos, de certa forma cria uma questão sensorial dos próprios noivos em compartilhar algo que é tipicamente consumido naquela região”.

Ele explica que a receita é bem fácil de fazer e a técnica para o preparado do bolo de limão também não é das mais difíceis: "Os primeiros passos começam sempre com a escolha dos melhores ingredientes, seguido de uma bela higienização, tanto do manipulador quanto dos ingredientes e utensílios. E isso também vale na hora de preparar a parte decorativa”.

É uma receita que qualquer pessoa pode fazer em casa. Basta seguir alguns princípios comuns de confeitaria e gastronomia, como padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes.

A seguir, o especialista explica como preparar o bolo de casamento da realeza em casa, seguindo a receita de bolo de limão e butter cream.



Bolo de limão



Ingredientes da massa:

200g de farinha de trigo

8g de fermento em pó

Sal quanto bastar

120g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 200g de açúcar refinado

2 (unidade) ovos

120ml de leite

1 limão (unidade) de raspas de limão-siciliano 30ml de suco de limão-siciliano concentrado



Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Peneire a farinha, misture com os demais ingredientes secos (fermento em pó e sal) e reserve. Unte a assadeira com gordura (manteiga ou óleo) e farinha. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar refinado até que a mistura fique emulsionada. Adicione o ovo aos poucos, até que a mistura fique homogênea e bem fofa. Acrescente manualmente o leite, os ingredientes secos, as raspas e o suco do limão.

Coloque a massa na assadeira e asse por 30 minutos.



Butter Cream

Ingredientes:

200g de manteiga em temperatura ambiente 400g de açúcar de confeiteiro 30ml de leite gelado 5ml de essência de baunilha corante em gel (cor a escolher)



Modo de preparo:

Bata a manteiga até ficar branca e adicione o açúcar em 3 partes, batendo sempre pelo menos por 2 minutos cada adição de açúcar. Na ultima adição, coloque o leite, essência de baunilha e corante junto.



Divulgação
+ VEJA TAMBÉM