Buscar no site

Estoques do Banco de Sangue de Assis caem durante o inverno

Doações ajudam a salvar vidas e devem ser feitas durante todo o ano

Redação AssisCity/ Fotos: AssisCity

  • 08/06/18
  • 08:00
  • Atualizado há 302 semanas

Durante o período de férias, é comum que as doações nos bancos de sangue de todo o país diminuam. O número é ainda mais baixo quando considerada a época do ano, já que durante os dias mais frios, os doadores também acabam procurando menos os hemonúcleos.

Por isso que toda forma de incentivo é importante, para encorajar os doadores a salvarem mais vidas.

Em Assis, o Corpo de Bombeiros está com uma campanha durante todo o mês de junho chamada de "Bombeiro Sangue Bom". O tenente Pecoraro explica a importância da iniciativa.

"Durante todo o mês de junho, nós estamos promovendo a Campanha Bombeiro Sangue Bom. Contamos com a participação do nosso efetivo, já que fazemos o convite para que os bombeiros doem sangue, mas a participação dos assisenses é fundamental. A campanha era realizada tradicionalmente em julho, mas neste ano antecipamos para junho para não haver choque com período de férias escolares e para que todos possam ter mais disponibilidade em ajudar o próximo", afirma.

Para além da campanha, é importante que a população crie o hábito de fazer as doações. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, o intervalo entre uma doação e outra varia entre 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres. Neste caso, eles podem doar no máximo 4 vezes por ano, enquanto elas podem contribuir 3 vezes a cada 12 meses.

Independente da época do ano, doar sangue é importante porque não há substitutos. Seja para uma cirurgia ou para outros procedimentos médicos, as bolsas são essenciais para ajudar a salvar vidas.

Todos os tipos sanguíneos são bem vindos, mas o maior déficit costuma der de sangues negativos.

O arquiteto Arildo Blefari de Almeida sabe da necessidade da doação de sangue, pois já teve familiares que precisaram do gesto.

"Estou muito feliz, porque doar sangue é uma prova de amor. Não vemos cara nem coração, apenas uma vontade de ajudar o próximo. É uma atitude simples, mas que faz diferença na vida de muita gente", salienta.

Requisitos para ser doador

Para doar sangue, é importante que o doador tenha uma boa saúde. Quando for feita a doação, é feito um processo de triagem, no qual são feitas indagações sobre o quadro de saúde, além de questionamentos sobre comportamentos e situações de risco. Todas as informações são sigilosas. Os testes a que os candidatos a doar sangue são submetidos são seguros.

Além de ser saudável, o doador, se for menor de idade, deve ter entre 16 e 17 anos, e estar acompanhado do pai ou responsável com um documento de identidade. A doação é permitida até os 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Além destes requisitos, o interessado em doar sangue deve ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não deve estar em jejum. Além disso, a ingestão de alimentos gordurosos nas últimas 3 horas não é recomendável.

A hepatite após os 11 anos de idade é um fator que exclui o interessado do grupo de doadores, bem como a gravidez e a amamentação. Por fim, o tratamento de acupuntura e transfusão sanguínea nos últimos 12 meses também não são permitidos para doadores.

Serviço

Se você deseja ajudar, o Hemonúcleo fica localizado no Hospital Regional de Assis (HRA), na Praça Dr. Symphoronio, s/n°. Centro.

As doações podem ser feitas de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone para contato é (18) 3302-6000.

Arildo Blefari de Almeida durante doação no Hemonúcleo de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos