Buscar no site

Hora de esquecer tudo: é Copa do Mundo

CHARGE - Por Renato Piovan

Renato Piovan

  • 14/06/18
  • 14:00
  • Atualizado há 305 semanas

Desde 1998, as eleições no Brasil nas quais são escolhidos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais são realizadas no mesmo ano da Copa do Mundo.

Durante o mês em que o campeonato é disputado (este ano, a Copa será entre 14/06 e 15/07), a mídia brasileira praticamente só dá destaque para temas relacionados à competição. No auge do autoritarismo militar, a seleção de 1970, comandada por Pelé, reduziu o descontentamento social com as políticas impositivas do governo militar. Só se falava da taça Jules Rimet. Enquanto isso, o AI-5 desapareceu do noticiário por meses. É claro que a censura à imprensa existente na época contribuiu para isso, mas é preciso refletir sobre como a Copa e o bom desempenho a Seleção podem ter distraído os brasileiros.

Não há nada que prove que a data das eleições brasileiras foi escolhida por causa da Copa do Mundo, mas fica claro que matérias mostrando a realidade do país, a corrupção e a crise somem dos noticiários. Com a atual crise, e os escândalos de corrupção na política brasileira, muitos candidatos estavam torcendo para a Copa do Mundo começar o quanto antes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais