Buscar no site

Marlene Barchi Dib é nomeada Dirigente Regional de Ensino de Assis

Ela atua na educação há mais de 30 anos e afirma que pretende uma gestão democrática

Redação AssisCity/ Foto: Divulgação

  • 15/06/18
  • 10:00
  • Atualizado há 304 semanas

Nesta quarta-feira, 13, foi nomeada a nova dirigente regional de Ensino de Assis. Marlene Barchi Dib tem uma carreira extensa e muitos trabalhos na área da educação há mais de 30 anos.

Ela, que atuava como supervisora da Diretoria de Ensino de Assis, foi convidada pela Secretaria Estadual da Educação para ocupar este novo cargo. Marlene contou que se sente preparada para esse novo desafio.

"Sou doutora em Políticas Públicas Educacionais e atuei em diversas áreas da educação no decorrer dos meus 30 anos como servidora pública. A minha intensão é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, com foco em estreitar relações entre a Diretoria de Ensino e as escolas, no sentido de qualificar as ações pedagógicas que são desenvolvidas pelas 41 escolas, distribuídas em 14 municípios, e compõem a nossa jurisdição", afirma.

Segundo Marlene, o seu trabalho será pautado por uma gestão democrática.

"Eu quero uma gestão pautada em práticas democráticas. Acredito na corresponsabilidade e na coparticipação dos diferentes atores, que devem atuar para que a educação chegue até as famílias e aos nossos quase 23 mil alunos da rede pública, que estão sob a nossa responsabilidade. Pretendo que essa seja uma gestão que atenda à expectativa da família dos jovens, crianças e adolescentes, que depositam em nós a confiança pela educação. Assim, eu penso em inovar algumas áreas, para que o objetivo seja alcançado, e conto com o apoio e a parceria dos diversos segmentos dos municípios , assim como me coloco à disposição", salienta.

A nova dirigente de ensino acredita que a união entre profissionais de diversas áreas é uma das chaves para encontrar soluções eficazes para os problemas.

"Não acredito em uma parceria só com escolas, mas também com a Saúde, a Assistência Social e outros setores. Ninguém faz um trabalho sólido contando somente com profissionais da mesma área. Quando temos um problema, se nós formos agir da mesma forma, não vou encontrar uma solução eficaz. Agora, se reunir com diversos segmentos e cada um exercer uma ação diferente em função do mesmo objetivo, acredito que a gente se fortalece e chegamos lá. Certamente é um desafio para essa sociedade, no contexto em que as crianças estão, mas existem diferentes alternativas, que devemos usá-las e acreditar", salienta.

Marlene também ressaltou que as ações frente à Diretoria de Ensino vão para além da aprendizagem, pautadas em um trabalho humanizado com os alunos e servidores.

"Eu tenho um grande reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas escolas e quero externar o reconhecimento. Lá se encontra um grande contingente de alunos que muitas vezes buscam para além da escolarização, como relacionamento, carinho, afeto. Enquanto instituição educacional, devemos ter olhar para outras dimensões e não apenas as cognitivas. Temos que perceber os alunos também pela emoção, pelo desejo, do ser humano de forma integral. Às vezes, um aluno tem dificuldade de conteúdo, mas porque o olhar que estamos destinando é só para aprendizagem. Se não consigo ir além e observar outras evidências, posso impedi-lo de aprender. Prezo por um trabalho humanizado, pois meu perfil é de trabalhar as relações humanas com um olhar interdimensional. Muitas questões e problemas de aprendizagem podem ser provenientes de outras questões e acredito que nossa função enquanto instituição educacional é ter olhar ampliado", conclui.

Marlene Barchi Dib é a nova Dirigente Regional de Ensino de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!