Buscar no site

Bombeiros de Assis incentivam doação de sangue durante campanha

Parte do efetivo esteve na manhã desta terça-feira, 19, no Hemonúcleo

Redação AssisCity/ Fotos: AssisCity

  • 19/06/18
  • 11:00
  • Atualizado há 304 semanas

Durante todo o mês de junho, os bombeiros de Assis e também da região estão participando da Campanha Bombeiro Sangue Bom. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância de doar sangue e ajudar a salvar vidas.

Para reforçar e incentivar, parte do efetivo esteve na manhã desta terça-feira, 19, no Hemonúcleo de Assis.

O cabo David Nogueira comenta que, para além de pedir, os bombeiros também participam.

"Hoje nós trouxemos a equipe que estava de prontidão e ao longo dos próximos dias os demais bombeiros da corporação também irão vir. Essa é a 15ª edição da campanha Bombeiro Sangue Bom e a nossa participação é fundamental. Afinal, nós pedimos para toda a população que participe e também queremos ajudar. Felizmente a iniciativa tem tido adesão dos assisenses e também de outras cidades da região, sendo que o Hemonúcleo de Assis abrange também a base de Cândido Mota e Paraguaçu Paulista", afirma.

O tenente Diego de Oliveira Pecoraro também esteve presente e salientou que as doações são muito importantes, especialmente para quem socorre tantas vítimas que precisam.

"Lidamos no nosso dia a dia com acidentes e pessoas que precisam de doações de sangue. Esse é um trabalho de responsabilidade social dos bombeiros também e que nos deixa muito felizes, já que nós fazemos o ciclo completo, desde o socorro à vítima e também na ajuda que ela precisará depois de vir para o hospital e ser atendida", salienta.

Pecoraro também explicou o porquê da Campanha Bombeiro Sangue Bom ter sido antecipada.

"Tradicionalmente a campanha acontece durante o mês de julho, mas como é um período de inverno e também de férias escolares, a adesão acaba sendo menor. Por isso decidimos antecipar a campanha para o mês de junho. Lembrando que se trata de uma campanha estadual e que tem a participação das unidades de todo o Estado de São Paulo. Incentivamos nossos familiares, amigos, fazemos campanhas em escolas e no Tiro de Guerra, sempre buscando novos doadores. Contamos com a participação de todos para juntos ajudarmos quem precisa", conclui.

Requisitos para ser doador

Para doar sangue, é importante que o doador tenha uma boa saúde. Quando for feita a doação, é feito um processo de triagem, no qual são feitas indagações sobre o quadro de saúde, além de questionamentos sobre comportamentos e situações de risco. Todas as informações são sigilosas. Os testes a que os candidatos a doar sangue são submetidos são seguros.

Além de ser saudável, o doador, se for menor de idade, deve ter entre 16 e 17 anos, e estar acompanhado do pai ou responsável com um documento de identidade. A doação é permitida até os 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Além destes requisitos, o interessado em doar sangue deve ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não deve estar em jejum. Além disso, a ingestão de alimentos gordurosos nas últimas 3 horas não é recomendável.

A hepatite após os 11 anos de idade é um fator que exclui o interessado do grupo de doadores, bem como a gravidez e a amamentação. Por fim, o tratamento de acupuntura e transfusão sanguínea nos últimos 12 meses também não são permitidos para doadores.

Serviço

Se você deseja ajudar, o Hemonúcleo fica localizado no Hospital Regional de Assis (HRA), na Praça Dr. Symphoronio, s/n°. Centro.

As doações podem ser feitas de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone para contato é (18) 3302-6000.

Equipe do Corpo de Bombeiros de Assis durante doação de sangue no Hemonúcleo

Campanha Bombeiro Sangue Bom também tem participação do efetivo dos bombeiros

Tenente Pecoraro também aderiu e fez sua doação

Bombeiros ressaltam importância da doação de sangue para salvar vidas

Procedimento é simples e pode ser feito de segunda a sexta-feira, a partir das 7h

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais