Buscar no site

FEMA e Prefeitura Municipal lutam unidas pela volta da Oncologia à Assis

A FEMA apoia a Prefeitura na ação judicial contra o Estado e a União, pedindo a volta do serviço de Oncologia para o Hospital Regional de Assis (HRA)

Glauciana Nunes - Assessoria de Comunicação FEMA/ Foto: Arquivo

  • 04/07/18
  • 18:00
  • Atualizado há 302 semanas

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) está lutando, junto à Prefeitura Municipal, pela volta do serviço de Oncologia para o Hospital Regional de Assis (HRA). Em março de 2017, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde, descredenciou o Hospital Regional como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).

A FEMA, enquanto instituição pública municipal e entidade de ensino superior, que tem três cursos relevantes na área de saúde - Medicina, Enfermagem e Fisioterapia - está participando ativamente com a Prefeitura, pela volta do serviço de Oncologia para Assis. Inclusive, na semana passada, Arildo Almeida e Eduardo Vella, respectivamente presidente e diretor da FEMA, estiveram na capital paulista, para uma reunião, de trabalho com Marco Antonio Zago, Secretário Estadual da Saúde de São Paulo. O Deputado Estadual Ricardo Madalena esteve junto com a Direção da FEMA para a reunião.

Na pauta, estavam vários aspectos problemáticos da saúde da região, bem como a volta da Oncologia para o Regional. "A FEMA, por meio de seu conselho de curadores, se coloca na condição de que os assuntos importantes da comunidade têm que passar pelo debate da instituição, pelos professores e pensadores, pela comunidade acadêmica como um todo. É papel

da FEMA atuar junto à sociedade, na luta e na decisão de questões importantes para a cidade e a região", salientou Arildo Almeida, presidente da FEMA.

Desde o ano passado, o prefeito de Assis, José Fernandes, junto aos demais prefeitos da região, que integram o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), têm feito inúmeras tentativas políticas, pela retomada do serviço de Oncologia. No entanto, todos os esforços até agora foram em vão.

Desta forma, a Prefeitura de Assis decidiu buscar meios mais efetivos para esta luta. O município entrou, via Assessoria Jurídica da Prefeitura, representada pela Secretária de Negócios Jurídicos, Marina Perini Antunes, com uma ação jurídica de improbidade contra o Estado e a União, para que a Oncologia volte para Assis, já que atualmente os pacientes diagnosticados com câncer, que estão em tratamento, precisam se locomover até as cidades

de Marília, Ourinhos e Jaú.

Nesta segunda-feira, 2 de julho de 2018, aconteceu a primeira audiência virtual, por videoconferência, chamada de audiência de instrução, na qual participaram vários órgãos competentes da saúde, como o Ministério da Saúde. Foram mais de quatro horas de audiência e a Prefeitura de Assis e a FEMA estão confiantes que a Justiça Federal decidirá pela volta da

Oncologia para a cidade.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais