Buscar no site

Bombeiros orientam sobre cuidados para soltar pipas

Essa é uma atividade apreciada não apenas pelos pequenos, mas também pelo público adulto

Redação AssisCity/Fotos: Ilustrativas

  • 17/07/18
  • 14:00
  • Atualizado há 301 semanas

Com o início das férias, muitas crianças buscam brincadeiras alternativas para passar o tempo e garantir a diversão.

É o caso da confecção de pipas, que além de ser uma atividade bastante tradicional, pode ser também fator que contribui para a socialização entre as crianças.

O cabo PM David Nogueira listou, a pedido do AssisCity, alguns cuidados que devem ser tomados, que auxiliam na prevenção de acidentes com as pipas nas férias.

Uma das orientações é não usar linha com cerol, que coloca em risco a vida de quem está soltando a pipa, e também de pedestres que possam transitar pelo local.

O cerol também é perigoso para ciclistas e motoqueiros, que podem acabar ferindo o pescoço, e resultando em um acidente fatal.

"Sempre orientamos a não usar linha com cerol, pois é um risco para quem está transitando próximo. Outro fator importante que devemos lembrar é de orientar às crianças a não soltarem pipas nas proximidades de rede de energia, pois é muito perigoso, e que caso enrosque no fio, não tentar remover a linha presa com a pipa", destacou o bombeiro.

Segundo ele, o grande índice de acidente é ainda quando as crianças tentam tirar a pipa dos fios de energia, encostando algum galho ou vara na fiação.

"Outro fator que causa acidente é quando arrebenta a linha, a criança sai correndo para pegar a pipa que está caindo, e não presta atenção na rua, resultando muitas vezes em atropelamento", acrescenta.

Essa é uma atividade que não é apreciada apenas pelos pequenos. O público adulto também relembra a infância brincando de soltar pipas com os filhos.

"O ideal é que os pais proporcionem aos filhos segurança, e que as crianças soltem pipas em terrenos abertos ou parques, onde não tenha fiação elétrica", comenta.

Por isso é necessário o conhecimento de como deve ser conduzida a brincadeira, para assim, garantir a segurança da comunidade.

O cabo PM David Nogueira reitera que, em caso de imprevisto, se ocorrer algum acidente, a medida a ser tomada de imediato é não remover a pipa da fiação elétrica, ligar para a Concessionária de Energia e informar, caso haja risco, e solicitar auxílio dos Bombeiros, através do 193.

Relembre a lista de cuidados:

- Não usar linha com cerol;

- Cerol pode causar ferimento nos ciclistas e motoqueiros;

- Não soltar pipa nas proximidades de rede de energia;

- Caso enrosque no fio, não tentar remover a linha com a pipa;

- Não encostar com galho ou vara na fiação;

- Não correr pela rua atrás de pipa, cuja linha arrebentou, evitando desta forma o risco de atropelamento;

- O ideal é que os pais proporcionem aos filhos segurança;

- As crianças devem soltar pipas em terrenos abertos ou parques;

- Em caso de imprevisto, ligar para a Concessionária de Energia e informar caso haja risco;

- Solicitar auxílio dos Bombeiros, através do 193.

É necessário saber como deve ser conduzida a brincadeira, para garantir a segurança da comunidade

Uma das orientações é não usar linha com cerol

As crianças devem soltar pipas em terrenos abertos ou parques

Receba nossas notícias em primeira mão!