20 de Agosto de 2018
17º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Reativação da ferrovia no estado de SP é tema de encontro em Paraguaçu

Retomada do transporte ferroviário foi abordada pelo deputado estadual Reinaldo Alguz, que apontou como a reativação da malha ferroviária paulista poderá melhorar a economia no interior do estado de São Paulo

A retomada do transporte ferroviário foi tema de um encontro realizado em Paraguaçu Paulista, na última sexta-feira (3), no auditório da Associação Comercial e Empresarial, com a presença da prefeita Almira Garms, do vice-prefeito Clemente Júnior, do deputado estadual Reinaldo Alguz, do pré-candidato a deputado estadual, Enrico Misasi, do presidente da ACE, José Ulisses Decanini, da vereadora Neide Teodoro, do presidente do Lions Clube Eduardo Kill, de diretores de departamentos municipais, de representantes da comunidade local, entre outros.

O deputado Reinaldo Alguz apontou como a reativação da malha ferroviária paulista poderá melhorar a economia no interior do estado de São Paulo. Ele esclareceu aos presentes que o objetivo desse projeto é reconstruir o ramal ferroviário Bauru-Marília-Panorama, que tem cerca de 350 quilômetros de extensão para a retomada do transporte de cargas na região.

A intenção é fomentar o transporte de cargas, diminuindo o custo e tornando o interior do estado de SP competitivo com relação à exportação, gerando renda e emprego. Para isso, de acordo com o deputado Reinaldo Alguz, é muito importante a participação de todos, pois já há uma parte da ferrovia que foi reativada e o transporte de carga já está sendo feito até o Porto de Santos. Agora, a intenção é reativar mais esse ramal ferroviário Bauru-Marília-Panorama, o que o deputado considera "um sonho para a região”.

"A empresa Rumo fez investimentos nos últimos dois anos, duplicando a ferrovia que vai até o Porto de Santos, que antes estava em situação precária. Agora nós ganhamos condição de chegar ao Porto. A reativação da ferrovia passou a ser algo possível para nossa região e isso só dependerá da unidade dos prefeitos, vereadores e empresários. Só faremos a cidade crescer com unidade política e participação dos empresários e da população”, enfatizou Reinaldo Alguz.

Para ele, a ativação da ferrovia representa um avanço sem precedentes para toda a região, desenvolvendo a infraestrutura logística, potencializando investimentos e barateando em até 30% o custo de deslocamento das mercadorias. O deputado relatou que tem acompanhado debates e apresentações do projeto da Empresa Rumo para investimento de R$ 6 bilhões na reativação do ramal ferroviário, que há décadas está desativado.

"É um marco para o desenvolvimento da região. Foram vários anos trabalhando em prol da reativação da ferrovia, que será uma grande indutora de desenvolvimento e geração de emprego e de renda para todo o centro-oeste paulista. Os produtos da região vão ganhar em competitividade, o que vai proporcionar mais investimentos", finalizou o deputado estadual Reinaldo Alguz.



Presidente da ACE, José Ulisses Decanini, fala aos presentes antes do início da palestra


Prefeita Almira ressalta a importância da atuação do deputado Reinaldo Alguz


Alguz afirma que reativar o ramal ferroviário Bauru-Marília-Panorama é "um sonho para a região”


Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva
+ VEJA TAMBÉM