20 de Agosto de 2018
17º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Atleta assisense Jairo Ortega é diagnosticado com síndrome rara

Ele está internado e não consegue andar, mas diz estar confiante no tratamento

O atleta Jairo Ortega está sempre levando o nome de Assis para diversas competições em toda a região. Ele, que é bastante conhecido no cenário das corridas de pedestre, está passando por um momento delicado.

Jairo foi diagnosticado com a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença na qual o sistema imunológico ataca os nervos.

"Eu estou internado desde sábado e nesta quinta-feira, 9, tive a confirmação do diagnóstico. Essa é uma síndrome que compromete os movimentos, então não me alimento sozinho e estou sem andar. Irei iniciar o tratamento e, segundo os médicos, há 80% de chances de cura. Agradeço a lembrança de todos os amigos e a consideração de cada um que mandou mensagens de apoio, que vieram me visitar e que estão orando pela minha recuperação. Espero estar de volta às corridas em breve”, afirma.

A Síndrome de Guillain-Barré também é chamada de Polirradiculoneurite aguda. A condição pode ser desencadeada por uma infecção bacteriana ou viral aguda. Os sintomas começam a surgir como fraqueza e formigamento nos pés e nas pernas, que se espalham para a parte superior do corpo, podendo acarretar até em paralisia.

Também é comum que o paciente tenha dificuldade em engolir, falta de ar, fraqueza muscular facial, músculos oculares fracos, reflexos lentos, retenção urinária, ritmo irregular do coração, visão dupla ou dificuldade na fala.


Jairo Ortega recebeu visita do amigo Rubens Junior, que também é corredor


Redação AssisCity/ Foto: Redes Sociais
+ VEJA TAMBÉM