Buscar no site

Artista ornamenta azulejo e distribui em feira livre no Dia dos Pais, em Cândido Mota

O artista escolheu a feira livre para presentear alguns pais com sua arte

Redação AssisCity/Fotos: Divulgação

  • 15/08/18
  • 16:00
  • Atualizado há 293 semanas

O artista plástico de Cândido Mota, Celso Aparecido da Silva, de 41 anos, decidiu organizar um Dia dos Pais diferente, levando sua arte até a feira livre.

Celso trabalha com pinturas diversas há mais de 25 anos, com paisagens em azulejo há 14 e com grafite há 12 anos, confecciona também artesanatos e sonha em cursar faculdade de Moda, para explorar mais suas habilidades artísticas.

Para o Dia dos Pais, comemorado no dia 12 de agosto, ele decidiu ornamentar alguns azulejos e escolher alguns pais para presentear entre o público que passava pela feira.



Ele conta que já organizou outras ações semelhantes a essa, como em Dia das Mães, ou Dia das Crianças, e que contabiliza a entrega beneficente de pelo menos quatro mil peças de azulejo.

Celso faz de um azulejo 30x60 várias obras de arte, pois corta em várias peças.

Sua primeira paisagem foi pintada em 2006 e desde então não parou mais de produzir suas peças em azulejo.

Atualmente o artista percorre as escolas ensinando as crianças.

"Sou voluntário da Escola da Família, levando minha arte até as escolas de Cândido Mota e também da região. Organizo ações como esta, como por exemplo, em Dia das Mães e Dia das Crianças, datas comemorativas durante todo o ano, para entregar minha arte às pessoas de forma voluntária", conta.

A ideia surgiu em um Dia das Mães, quando o artista quis homenagear as mães com algum presente e não sabia o que fazer.

Então decidiu presentear as mães com sua arte.

"No Dia as Crianças distribuo brinquedos, balas e doces, com um grupo que tenho, chamado "Um sonho de criança". Mas para os pais não sabia com o que presentear, até ter a ideia dos azulejos. Então peguei 10 azulejos e fui para a feira livre pintar. Em média faço uma pintura em 10 minutos. O primeiro azulejo que presenteei um pai, ele foi até a casa dele e buscou mais 10 azulejos e me presenteou. Então pude multiplicar minha iniciativa de presentear os pais na feira livre", detalhou o artista.

Ele acrescenta que sempre sai arrecadando do comércio local doações para compra de materiais que irá usar nas iniciativas que organiza, como por exemplo, os doces do Dia das Crianças.

"Algumas vezes as ações recebem apoio, outras não. Uma vez pedi em um comércio e não consegui nem R$5 e então, saindo do local, um senhorzinho me parou e doou R$50, não tem explicação. É como o azulejo que dei na feira nesse Dia dos Pais e ganhei mais 10. É muito gratificante poder presentear um pai e uma mãe. É mais emocionante ainda quando entrego minha arte a uma criança, para que ela presenteie seu pai ou sua mãe. Ver essa alegria no olhar das pessoas faz minha arte ficar ainda mais bonita, pois, produzo ela feliz", considerou o artista.

O artista presenteou alguns pais na feira livre no Dia dos Pais

Ele levou seus azulejos, fez as artes na hora e escolheu alguns pais

Os pais ficaram agradecidos com a homenagem

Celso conta que já distribuiu ao menos quatro mil peças de forma voluntária

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos