Buscar no site

Alunos de Informática da FEMA participam de evento tecnológico em São Carlos

Aprender a linguagem Java é muito importante para qualquer profissional da área de desenvolvimento

Assessoria de Comunicação FEMA

  • 28/08/18
  • 08:00
  • Atualizado há 291 semanas

Nos dias 24 e 25 de agosto, 45 alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) foram à São Carlos-SP para participar do "17º É Dia de Java". O evento aconteceu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e teve como foco fortalecer a comunidade de desenvolvedores de software em Java, que é uma linguagem de programação e plataforma computacional. O grupo foi acompanhado pela coordenadora de ambos os cursos, a professora Diomara Barros, pelo professor Célio Desiró e por Cintia Colognhezi, que é Analista de Sistemas do Centro de Pesquisas em Informática (Cepein) da FEMA.

O "É Dia de Java" é realizado pelo Departamento de Computação da UFSCar e por um grupo de usuários de Java, o SouJava, além de envolver empresas que estão no mercado e tem produtos Java ou trabalham com essa plataforma. Durante a conferência é apresentado para o público as visões de empresas que fornecem ferramentas para desenvolver softwares, as quais usam esse

tipo de linguagem em seus produtos, além de discutirem sobre suas aplicações.

As palestras foram ministradas por profissionais que já estão no mercado, em empresas que desenvolvem softwares ou de treinamento profissional. Os temas discutidos em 2018 foram Devops, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial. "O evento é um importante referencial para estudantes e profissionais da área que desejam atualizar seus conhecimentos sobre Java e outros temas que se relacionam com essa tecnologia", explicou a coordenadora Diomara.



Importância em se aprender Java

Aprender a linguagem Java é muito importante para qualquer profissional da área de desenvolvimento, já que ela faz parte da programação de diversos objetos como computadores, smartphones e automóveis. Ela está presente na maioria dos dispositivos, como, por exemplo, os que rodam com o sistema Android, que é desenvolvido pela Google. A programação, ensinada nos cursos de informática é a forma de dar comandos para os objetos

eletrônicos e, somente dessa maneira, eles realizam ações. A linguagem de um programa é o que faz, de fato, ele funcionar e com os avanços tecnológicos cada vez mais acentuados, o profissional da programação, que atua em Tecnologia da Informação (TI), tem ganhado espaço e atenção no mercado de forma progressiva.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos