18 de Novembro de 2018
17º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Maracaí recebe workshop gratuito de Histórias em Quadrinhos com Carlos Ruas

Evento é dedicado para professores e demais interessados

Professores da Rede Pública e multiplicadores de Maracaí recebem, no próximo dia 17, workshops de Histórias em Quadrinhos, através do projeto Histórias que Ganham o Mundo, realizado pela Imagini, empresa de comunicação e marketing social, e patrocinado pela Raízen através de lei de incentivo do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura.

A proposta do Histórias que Ganham o Mundo é tornar o processo de educação mais divertido e proporcionar uma abordagem lúdica na estrutura educacional, facilitando a adesão dos alunos às atividades sugeridas em sala de aula, com o foco em levar aos educadores novas abordagens para a aplicação de conteúdos em sala de aula.

Os workshops serão ministrados pelo quadrinista Carlos Ruas, autor de "Um Sábado Qualquer”, página de quadrinhos online mais acessada do Brasil, e abordarão desde a estrutura utilizada na "arte sequencial”, sua história e evolução e diferenças entre quadrinho, charge e cartoon, levando aos participantes um panorama completo sobre os principais nomes nacionais e internacionais dos quadrinhos.

O trabalho com os professores promove também um concurso de quadrinhos, que selecionará os melhores trabalhos para publicação de um livro e promove maior motivação para o aprendizado. "Acreditamos nos quadrinhos como forma de auxiliar na alfabetização e promover o hábito da leitura. O projeto realmente cumpre sua missão de envolver professores, Secretarias, o setor público e o setor privado, aproximando educação e cultura. Vale salientar que a parte fundamental das HQs se concentra na ideia, por isso as crianças participantes do concurso não precisam necessariamente ter habilidades com desenhos”, destaca Fernanda Bassani, diretora

Os professores e interessados em participar da oficina devem fazer suas inscrições através do e-mail: producao@imagini.art.

Histórias que Ganham o Mundo HQ

Quando: 17/09
Onde: Centro Cultural de Maracaí
Endereço: Rua Ataliba Leonel, nº 860 – Centro
Horário: 17h30 às 21h30
Quanto: Gratuito

Sobre Histórias Que Ganham o Mundo:

O Projeto Histórias que Ganham o Mundo, realizado pela Imagini, empresa de comunicação e marketing social, e patrocinado pela Raízen através de lei de incentivo do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, tem como objetivo incentivar a leitura e o desenvolvimento de textos em crianças do Ensino Fundamental I, fomentando a aproximação dos jovens com a literatura. O projeto possui três fases: Workshop de Histórias em Quadrinhos, Concurso de Histórias em Quadrinhos e Publicação do Livro do Projeto.

Sobre Carlos Ruas:

Jovem designer da cidade de Niterói, criou o blog Um Sábado Qualquer em 2009 aos 23 anos. Hoje, o "Um Sábado Qualquer” são as tirinhas virtuais mais acessadas do país, com mais de 2,7 milhões de leitores no Facebook. Possui três livros publicados e, em 2012, ganhou o prêmio HQMix (o "Oscar” dos quadrinhos brasileiros) na categoria Webtiras e, em 2014, estreou seu canal de animação no Youtube, que hoje conta com mais de 220 mil inscritos. Em 2015, lançou o livro "ÊXODO: Nos bastidores da bíblia” no qual a história bíblica é recontada segundo a sua visão; o livro ganhou o 32° Troféu Angelo Agostini. Em 2016, criou seus novos personagens "Cães e Gatos”, ganhando uma nova legião de leitores.



Divulgação - Paula Lopes Oliveira
+ VEJA TAMBÉM