Instalado em prédio anexo ao Parque Buracão, o Museu de Arte Primitiva detém em seu acervo pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e outros tipos de obras do estilo naif, em especial as obras permanentes de do artista assisense autodidata conhecido internacionalmente, Sebastião Theodoro Paulino da Silva, o "Ranchinho”.
Durante o período de janeiro a julho deste ano, o MAPA esteve fechado à visitação pública, para a execução do projeto "Salvaguarda do Acervo do MAPA”, que viabilizou a higienização e a catalogação do acervo, remodelando também as salas de exposições e de reserva técnica.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Emerson Gonçalves, o Museu de Arte Primitiva de Assis é uma referência e pode ser considerado como um dos museus mais representativos em Arte Primitiva no país.
"Concluído o trabalho, devolvemos a população de Assis esse patrimônio artístico de enorme valor para a arte brasileira. O Mapa tem hoje cerca de 1.300 exemplares de obras dos mais importantes artistas, como Chico da Silva, Waldomiro de Deus, Agostinho Batista de Freitas, Djanira, José Antônio da Silva, Bajado, Antônio Poteiro, e, claro, obras do assisense Sebastião Theodoro Paulino da Silva, o Ranchinho, e por isso, o museu é um importante instrumento cultural do município”, avaliou Emerson.

Em seu acervo, detém pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e outros tipos de obras do estilo naif

O MAPA está instalado em prédio anexo ao Parque Buracão