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Assisense desenvolve game com anjinhos e diabinhos para gerenciamento de empresa de forma lúdica

O "After Life Mananger" utiliza imagens do Céu e Inferno como se fossem uma empresa

Redação AssisCity/ Foto: Divulgação

  • 17/10/18
  • 08:00
  • Atualizado há 287 semanas

O assisense Gabriel Garcia Barbosa tem 31 anos de idade e está prestes a realizar mais um sonho de sua vida. Juntamente com Tiago Jackson, seu sócio de Cascavel, no Paraná, ele está finalizando de forma independente a criação de um jogo. Gabriel atua no projeto há cerca de três meses e lançará o game por meio de sua empresa, a Mirabolis Studios.

O jogo "After Life Mananger", que é específico para computador, simula o gerenciamento de empresas de forma lúdica. Segundo Gabriel, o lançamento será pela plataforma de jogos online Steam.

"O jogo já está em um processo bastante avançado de desenvolvimento e brinca um pouco com o fato do pós-morte, em que o jogador gerencia o Céu e o Inferno, mas em um tom bastante cartunístico. Os 'pecados' são na verdade brincadeiras, como por exemplo, o pecado de dar spoiler de uma séria famosa leva ao inferno. Não há nenhum tom crítico, nem sombrio, pois a intenção não é mexer com questões ligadas à fé das pessoas, mas trabalhar o lúdico, a criatividade. É realmente algo voltado para o lado cômico", revela.

Ele explica que a intenção é que o jogador aprenda a gerenciar o Céu e o Inferno, como se fosse realmente uma empresa, com a possibilidade inclusive de contratar "diabinhos" ou "anjinhos" como empregados.

"Faço games já há algum tempo. Esse jogo, em específico, vem sendo desenvolvido de forma conjunta. Eu e meu sócio estamos trabalhando através de ferramentas via internet, algo bastante interessante, pois estamos em cidades distantes e isso não impede o processo de criação. Ele já tinha algumas ideias como base, mas não sabia como colocá-las para funcionar, então unimos nossos conhecimentos e colocamos em prática. Agora o jogo será lançado em breve, em uma plataforma de jogos online chamada Steam", conta.

"O interessante é que o jogador pode trabalhar toda a dinâmica de gerenciamento de uma empresa. Os desenhos dos bichinhos são bastante 'fofinhos', não há parte gráfica feia, justamente para não ficar um jogo pesado e para que possa ser indicado para todas as idades, pois é um game de entretenimento. Ele também tem sua função lúdica, pois ao gerenciar o Céu e o Inferno, ganhando 'moedinhas' e contratando 'diabinhos ou anjinhos' para atuar nas salas específicas de punição ou recompensa, o jogador tem uma visão mais ampla e entende essa dinâmica de organização e gerenciamento de empresa. Portanto, o foco do jogo é o gerenciamento", justifica.

O assisense explica ainda que jogos de gerenciamento já existem bastante. O que ele pretende é inovar na temática.

"Jogos de gerenciamento já existem muitos, mas a ideia é testar temáticas novas, como essa brincadeira de Céu e Inferno. Dessa forma, podemos testar essa dinâmica, inclusive para desenvolvimento e aprimoramento para jogos futuros", comentou.

Gabriel salienta que o lançamento através da plataforma Steam facilita a divulgação e a venda de jogos criados de forma independente.

"A Steam é uma plataforma de intermediação, que pega o game de desenvolvimento independente. Isso significa que são games de menor orçamento ou feitos por hobby, geralmente jogos mais simples, que agregam na criatividade ou na novidade, como é o nosso caso, que não temos orçamento, mas buscamos na temática a inovação", detalha.

O desenvolvedor de games explica como funciona a plataforma.

"O jogo é lançado por essa plataforma, que faz toda essa intermediação necessária. Por exemplo, nós mandamos o jogo e, sendo aprovado, fechamos contrato como desenvolvedor independente. A plataforma fica com uma porcentagem da arrecadação, mas fica também responsável por toda a divulgação, com alcance pelo mundo todo, e também pela venda. Essa divulgação inicial é bastante importante, pois tem alcance maior, uma vez que o game é enviado ao mundo todo. E o fato dos interessados comprarem diretamente da plataforma facilita bastante também, para que possamos focar no desenvolvimento de outros jogos, cuja proposta seja inovar, através de ideias atraentes e de interesse do mercado. Sabemos que não é como as grandes empresas de game, que dispõe de altos orçamentos, e que por isso se consolidam mais fácil no mercado. Para quem produz de forma independente e que muitas vezes precisa ser multifuncional, como é nosso caso, o retorno é mais difícil. Somos responsáveis pela programação, desenvolvimento do game, arte, animação e música, mas nada é impossível, pois há muito espaço e oportunidade para quem tem criatividade", finalizou Gabriel.

O jogo será lançado em breve, pela plataforma Steam, e aposta na inovação da temática

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