Buscar no site

Suplicy abre 34ª Semana de História na UNESP de Assis

Ele ministrou uma palestra sobre Direitos e Democracia

Redação AssisCity/ Fotos: Amanda Tiemann/Divulgação

  • 17/10/18
  • 09:00
  • Atualizado há 288 semanas

Um dos políticos mais conhecidos do país, Eduardo Suplicy, esteve na UNESP de Assis nesta segunda-feira, 15. Ele palestrou para um público de cerca de mil pessoas, entre alunos de diversos cursos, professores, convidados e demais interessados da comunidade local.

A palestra de Suplicy estava programada, inicialmente, para abrir o ciclo de palestras da 34ª Semana de História, no Salão de Atos. Porém, por conta da grande procura entre os estudantes, a organização do evento decidiu por realizar a palestra ao ar livre, em frente ao prédio central do campus.

Com o tema "Direitos e Democracia", a palestra emocionou Suplicy. Nas redes sociais, ele publicou um texto no qual registra sua satisfação de ter participado do evento.

"Vivi um momento inesquecível na UNESP de Assis, no interior de SP. Foi uma noite maravilhosa e encorajadora nesses tempos difíceis que atravessamos de ódio e ameaça à democracia. Entre mais de mil estudantes e professores, na palestra com maior público já realizada na UNESP de Assis, renovei minha energia para lutar pela efetivação da Renda Básica de Cidadania, pelo aprofundamento da democracia e pela derrocada do fascismo crescente em nosso país. Estou muito animado e confiante que, juntas e juntos, elegeremos Fernando Haddad presidente, para que o Brasil possa ser feliz de novo", afirma.

O público também ficou emocionado pela presença do economista, administrador de empresas e professor universitário. Suplicy é formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, onde é professor titular, e em Economia, pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos.

"Quando fiquei sabendo da palestra, fiquei muito feliz, pois num momento como este pensei que seria um baita encontro. Fui para a UNESP às 19h e o encontro seria às 20h, mas já encontrei uma fila imensa, que saía do Salão de Atos e passava por todo o espaço do prédio, dando uma grande volta. Pensamos então que menos da metade das pessoas conseguiria ver o palestrante", contou o estudante Pedro Fonseca.

"Cerca de dez minutos antes do início, Suplicy chegou, foi até o Salão de Atos, ficou um tempo ali e assistiu à apresentação do coral. Depois ele disse que 'num movimento democrático, se todo mundo topar, eu gostaria de fazer essa palestra lá fora, para que todo mundo que veio me ver pudesse assistir'. Ele foi aplaudido por todos, pelo bom senso. Foi muito emocionante, porque ele deu uma perspectiva histórica e política, falou também do momento em que vivemos hoje, defendendo uma pauta humana, justa e solidária. Ele é muito carismático, inteligente e lúcido. Saí de lá muito impactado", acrescentou Fonseca.

Suplicy encerrou a palestra cantando o clássico "Blowin in the Wind" de Bob Dylan, acompanhado pelo Coral da UNESP. Ele também recitou a música "O homem na estrada", do grupo de rap Racionais.

A carreira política de Eduardo Suplicy começou em 1977, e no ano seguinte, disputou a sua primeira eleição como candidato a deputado estadual, quando conquistou 78 mil votos, elegendo-se como o segundo mais votado.

Desde então não parou mais e, em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e se elegeu a deputado federal dois anos depois, com 83 mil votos. Sua carreira na política brasileira é extensa e por isso atrai tantos estudantes. A trajetória de Suplicy pode ser vista no site da Câmara Municipal de São Paulo.

Confira as fotos da palestra:

Eduardo Suplicy durante evento na UNESP de Assis

Eduardo Suplicy

Suplicy ministrou palestra sobre Direitos e Democracia

Cerca de mil pessoas estiveram presentes na palestra

Suplicy cantou música de Bob Dylan acompanhado pelo Coral da UNESP

Público ocupou a rotatória central do campus da UNESP Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!