18 de Junho de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Galpão Cultural de Assis recebe oficina de dança butô de 22 a 25 de fevereiro

Ministrante será Thiago Abel e inscrições já podem ser feitas

De 22 a 25 de fevereiro, o Galpão Cultural de Assis recebe uma oficina de dança butô. Intitulada Introdução às (po)éticas corpóreas de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ôno, o evento é promovido pelo Núcleo Experimental de Butô.

Segundo os organizadores, a oficina propõe seis encontros teórico-práticos acerca dos processos de criação artística e concepções de corpo investigadas pelo fundador do Ankoku Butō, Tatsumi Hijikata, e seu principal colaborador, Kazuo Ôno.

Constituída por leitura prévia de referencial bibliográfico, palestra, práticas de dança e performance, a oficina apresenta as principais matrizes poéticas da dança butô: a morte, o útero, os olhos revoltos, os marginais (trans)temporais, o corpo morto, o inseto, a dança sacrificial e o corpo debilitado são algumas das poéticas e dos procedimentos de criações investigados neste trabalho.

Além disso, oferece material consistente para maior conscientização do cenário sociopolítico e artístico desta manifestação vítima de equívocos em sua seara pelo mundo, contextualizando o participante por meio da parte teórica acerca dos primeiros movimentos do butô no Brasil e de sua singularidade ao propor uma nova epistemologia de dança alicerçada não em matrizes visuais, mas em matrizes (po)éticas.

Esta oficina, realizada inúmeras vezes na cidade de São Paulo, já foi realizada também em diversas universidades, assim como suas palestras que foram apresentadas na Universidad Estadual Del Estado de Hidalgo (México) e no II Encontro Internacional de Dança Infinita de Cusco (Peru).

O ministrante das oficinas será Thiago Abel, mestre em Artes da Cena - na área de Teatro, Dança e Performance - pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a dissertação "(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil”, é coordenador e performer do Núcleo Experimental de Butô. Para acessar o currículo completo dele, clique aqui.

As inscrições podem ser feitas pelo link. As oficinas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h no Galpão Cultural, cujo endereço é Travessa Sorocabana, 40, no Centro de Assis.

Para mais informações, acesse o site.



Divulgação
+ VEJA TAMBÉM