18 de Junho de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Devota recepciona bandeira de Folia de Reis com almoço comunitário em Assis

O foco da festa é a celebração do Nascimento do Menino Jesus e a visita dos três Reis Magos ao Salvador, presenteando o recém-nascido

Nesta sexta-feira, 4, a moradora de Assis, Benedita de Carvalho Souza, recepcionou em sua residência a bandeira de Folia de Reis da Água do Óleo, de Platina.

"Estou bastante emocionada e feliz em poder receber em minha casa a comitiva de Folia de Reis. Rezei bastante para esse momento e para que tudo saísse certo e agora estamos aqui, prontos para festejar”, comentou Benedita, que ofereceu um almoço aos participantes e comunidade.

A comitiva, que é bastante tradicional na região, está percorrendo os bairros rurais da região angariando doações para sua festa, que acontece no dia 19 de janeiro, a partir das 10 horas, em Platina.

A manifestação cultural teve início no Natal, dia 25 de dezembro, quando os grupos de Folia de Reis iniciaram as visitas para arrecadação de doações, visitas que se estendem até o dia 5 de janeiro, já que o dia oficial de Santos Reis é o dia 6.

Para esta visita, o grupo chegou em um ônibus, sendo saudado com muitos rojões.

Os integrantes subiram a rua da casa da família, cantando e dançando, fazendo suas rimas, com seus mais diversos componentes, como embaixador, gerente, chefe, folião, músicos e seus instrumentos e também os palhaços de Santos Reis.

O foco da festa é a celebração do Nascimento do Menino Jesus e a visita dos três Reis Magos ao Salvador, presenteando o recém-nascido. Além de ser uma celebração considerada folclórica, contendo também um aspecto religioso, a Festa dos Santos Reis é também uma forma de integrar a comunidade.

Jair Alves de Souza, filho de Bendita e que integra a equipe de apoio, lembra que sua família integra o grupo há pelo menos 50 anos.

"Desde que me conheço por gente participo da Folia de Reis. Meu pai era participante, sempre foi atuante, se vestia de palhaço, de bastião, sendo uma referência na companhia de Folia de Reis de Platina. É uma tradição que não pode se perder e tem sido feito tudo que é possível para manter esse costume, essa tradição, que é muito importante para a cultura, não só de Assis e da nossa região, mas do Estado de São Paulo todo”, considerou.

Ele explicou que quando a bandeira chega em uma residência é feita na entrada da casa uma coreografia em formato de meia lua, conduzida pelo gerente da companhia com os bastiões, que são os guardiões da bandeira e os demais integrantes, sendo os foliões e a equipe de apoio.

"Nesse momento, o embaixador, que é uma das pessoas mais importantes para a companhia, pois ele canta pedindo licença para que a companhia adentre a casa onde será servido o almoço. Há todo um ritual, em atitude muito respeitosa, obedecendo as tradições dos tempos passados, sempre levando em consideração a caminhada dos três Reis Magos, do Oriente em direção a manjedoura, lá em Belém, onde nasceu Jesus”, contou.

Ele ressalta ainda a importância do caráter social das tradicionais festas de Folia de Reis.

"É bastante importante ressaltar o aspecto social da festa. Porque é uma aglutinação de pessoas, de todas as classes sociais. Tanto faz se é pobre ou milionário, classe média, alta, baixa, todos colaboram e todos comem. A comunidade dá e ela mesma come, festeja, participa. Não tem um caráter de valor financeiro. Se a pessoa pode dar R$1,00 ou R$1.000,00 é a mesma coisa, onde come o pobre, come o rico, todo mundo é igual. Até quem não pode colaborar doando, participa, até porque Deus não faz distinção de classes e Santo Reis também não”, comentou Jair.

A festa na Água do Óleo terá a condução desta mesma bandeira e conta com pelo menos 40 integrantes. O almoço gratuito será servido para toda a comunidade e a organização espera reunir um público superior a 5 mil visitantes.

Antônio Serafim de Souza, o Zica gerente da bandeira, conta que a comitiva costuma emocionar o público.

"Esta é uma bandeira centenária, que passa de geração para geração, uma tradição linda, passada pelos bisavôs, pelos avós, e que não pode morrer. Toda a comunidade está convidada”, finalizou.

O vídeo com a chegada da Folia de Reis e as entrevistas com os integrantes da bandeira pode ser visto no Facebook do AssisCity.

Acesse aqui


A comitiva toda se reuniu na frente da residência para uma foto tradicional


A chegada da bandeira é bastante esperada e emociona o público


O grupo canta e dança fazendo rimas para saudar o nascimento de Jesus


A família que recebe a bandeira recepciona os integrantes na entrada da casa


Benedita ficou emocionada e grata por receber a Folia de Reis em sua casa


Após a cantoria, foi servido um almoço para a companhia e para a comunidade


Redação AssisCity/Fotos: AssisCity
+ VEJA TAMBÉM