Buscar no site

Cremesp alerta para os riscos das notícias falsas sobre vacinação

Publicação, que começa a ser distribuída, traz histórico sobre as vacinas no Brasil e no mundo e mostra um panorama atual com os desafios da imunização e a cobertura vacinal

Divulgação

  • 16/01/19
  • 16:00
  • Atualizado há 274 semanas

A edição número 85 da Revista Ser Médico acaba de ser lançada e destaca os avanços da ciência na produção de vacinas. O conteúdo aborda seu surgimento no Brasil e no Mundo, numa grande linha do tempo e traça o cenário atual, com os desafios da imunização e a cobertura vacinal. A reportagem alerta também para os riscos que as fake news sobre as vacinas podem causar à população.

Para o dr. Edoardo Vattimo, coordenador de Comunicação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a adesão de instituições e dos profissionais da saúde no combate às fake news é essencial e uma importante arma para combater a queda nos índices de cobertura vacinal.

"O combate às fake news deve ser rápido e dinâmico, como as redes sociais. Todos os profissionais de saúde podem ajudar, rebatendo boatos e notícias falsas com esclarecimentos sobre o assunto sempre que identificarem uma fake news", comenta o dr. Edoardo na publicação.

Para evitar as notícias falsas que circulam entre aplicativos de mensagens e redes sociais, o Ministério da Saúde também disponibiliza um número de whatsapp para denúncias, que podem ser enviadas gratuitamente. O número (61) 99289-4640 checa a veracidade da informação e, com isso, o cidadão pode confirmar se a informação é verdadeira ou não antes de compartilhá-la.

A Revista Ser Médico é uma publicação trimestral do Cremesp, distribuída para mais de 140 mil médicos do Estado de São Paulo.

Para saber mais e ler as reportagens na íntegra, confira também a revista Ser Médico. Para acessar, clique aqui.

Revista Ser Médico destaca os avanços da ciência na produção de vacinas

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais