22 de Abril de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Festa do doce em homenagem a São Sebastião mantém tradição neste domingo, em Assis

Evento será realizado a partir das 11h na Água do Baixadão

Neste domingo, 20, será realizada mais uma edição da tradicional Festa do Doce, que ocorre em homenagem a São Sebastião, em Assis.

O evento terá início por volta das 11h, com a procissão que percorre a Água do Baixadão e vai até o barracão onde a festa é realizada.

"Nós vamos sair da propriedade do Tonico Pontes e seguiremos até o barracão. Chegando lá, rezaremos um terço cantado, levantaremos a bandeira e divulgaremos o nome dos próximos festeiros. O festeiro deste ano é o sargento Pereira, que ficou responsável pela organização da festa, mas todo ano troca. Depois disso, por volta das 13h30, nós começamos a servir o almoço que terá como cardápio pão com carne, além de doces variados”, afirma Jandira Nogueira Batistela, uma das voluntárias da festa.

Os doces da festa de São Sebastião são um destaque e fazem parte da memória afetiva de muitos moradores de Assis. Eles são feitos por um grupo de voluntários, que se reúnem para fazer tudo artesanalmente.

"Ao longo dos dias, nós arrecadamos prendas junto à comunidade para podermos fazer os doces. Teremos doce de leite, doce de abóbora, doce de jaracatiá, doce de mamão, entre outros, tudo feito com muito carinho e de forma caseira, nos tachos e no fogo à lenha”, diz.

Mas como surgiu essa grande festa que nesta edição comemora 109 anos?

"Durante uma época, os produtores aqui da Água do Baixadão enfrentaram uma praga de gafanhotos que acabou com as plantações. Tudo o que era verde eles comeram. Então um casal decidiu fazer uma promessa para os sete anjos e tiveram a graça alcançada. Desde então a festa é realizada como uma forma de agradecimento”, explica.

A Festa do Doce em homenagem a São Sebastião é gratuita, assim como o almoço. O público paga apenas o consumo das bebidas, que ajuda a cobrir os gastos do evento.

Como chegar

Os visitantes têm duas opções para chegar até a Água do Baixadão. Uma delas é seguir pela Rodovia Raposo Tavares sentido Maracaí, passar em frente ao posto Novo Oeste e pegar o retorno antes do pedágio. Na volta, pegar a entrada da estrada de terra à direita e seguir reto, mantendo sempre à direita.

A outra opção é pegar a Avenida Dom Antônio até a rotatória do Parque Universitário e seguir sentido Tarumã. A entrada da estrada de terra é logo ao lado do ferro velho. O visitante passará em frente ao pesqueiro, ao residencial Esmeralda Park e seguirá reto até o barracão.


Jandira (à esquerda) durante preparação dos doces que serão servidos na festa


Voluntários preparam doce de mamão


Preparação inclui o corte do jaracatiá, que vai em um dos doces


Evento é realizado na Água do Baixadão há 109 anos


Doces são feitos de forma caseira, nos tachos e no fogo à lenha


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM