Buscar no site

Carroceiros e catadores de Assis aderem ao aplicativo da startup Pimp My Carroça

O app CATAKI facilita o contato da população com os catadores de materiais recicláveis e carroceiros

Redação AssisCity/Foto: Divulgação

  • 19/01/19
  • 05:00
  • Atualizado há 270 semanas

No início deste ano, os catadores e carroceiros que trabalham com materiais recicláveis e transporte de materiais diversos passaram a aderir ao aplicativo Pimp My Carroça, em Assis.

Trata-se de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Assis com a Startup de Impacto Social "Pimp My Carroça", desenvolvedora do aplicativo CATAKI.

Por meio do aplicativo, os catadores e carroceiros aparecem no mapa e podem ser acionados a qualquer momento para diferentes tipos de serviços.



Segundo Cledir Mendes Soares, encarregado de setor da Secretaria, a iniciativa possibilita a destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados pela população.

"O interessante é que o aplicativo também permite a geração de renda àqueles que utilizam estes resíduos como fonte de trabalho, aliado à orientação de acondicionamento adequado dos resíduos, para não gerar problemas relacionados à saúde pública no município", comentou.

Ele acrescenta que a SEAMA está realizando o trabalho de cadastramento de carroceiros e catadores autônomos, de acordo com metas estabelecidas no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos - PMGIRS, também aprovado no ano de 2018.

"Este cadastramento é integrado ao cadastramento no aplicativo, quando nós apresentamos aos catadores e carroceiros o seu funcionamento, deixando livre a adesão, que é gratuita. O catador/carroceiro indica no ato de cadastramento os tipos de resíduos com que trabalha e é necessário que o contratante verifique no perfil do profissional os tipos de materiais que ele recolhe para que seja realizada a negociação. Os valores para a prestação do serviço são acordados entre as partes e que o aplicativo não cobra nenhuma taxa", salienta.

Ele lembra que o Grupo Pimp My Carroça tem outros projetos, como a reforma e estilização de carroças e carrinhos de reciclagem, ação que deve ser realizada futuramente em Assis.

"O Cataki é considerado um aplicativo de impacto social, por seu formato de prestação de serviço, que cria um elo entre quem quer descartar resíduos recicláveis e quem usa este material como fonte de renda", finaliza.

Os profissionais interessados em obter acesso ao aplicativo podem baixá-lo para seu smartphone através do link.

Os interessados em se cadastrar no aplicativo devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Mais informações pelo número de telefone (18) 3324-9395.

Confira os catadores que já aderiram ao aplicativo Cataki:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos