25 de Abril de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Inscrições para ingressar na UFSCar vão até 25 de janeiro

São 2.893 vagas em 64 opções de cursos de graduação presenciais nos quatro campi da Universidade

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe de hoje dia 22 até o dia 25 de janeiro, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), as inscrições para o preenchimento de 2.893 vagas em 64 opções de cursos de graduação presenciais. São 1.793 vagas para cursos ofertados em São Carlos, 620 vagas para cursos do Campus Sorocaba, 240 vagas em Araras e outras 240 vagas em cursos do Campus Lagoa do Sino.

No momento da inscrição no SiSU, o candidato deverá escolher a sua modalidade de concorrência. Pessoas que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública têm a opção de concorrer em alguma das modalidades de reserva de vagas previstas pela Lei nº 12.711/2012, de acordo com o perfil de renda familiar per capita, raça/cor e, em alguns cursos, em vagas destinadas a pessoas com deficiência. Já aquelas que estudaram qualquer parte do Ensino Médio em escolas privadas somente podem fazer inscrição para as vagas da ampla concorrência.

Antes de efetivar a inscrição, é fundamental que o candidato confira quais são os critérios definidos em edital para comprovar o enquadramento em cada uma das modalidades de reserva de vagas. A partir deste ano, por exemplo, quem optar pelas vagas reservadas para pessoas negras, ou seja, que se autodeclaram pretas ou pardas, será submetido, no ato do pedido de matrícula, ao processo de verificação dessa autodeclaração diante de uma banca. Esse procedimento está sendo aplicado por várias instituições de ensino, no intuito de coibir tentativas de fraude e como meio para garantir que as vagas reservadas sejam devidamente ocupadas por sujeitos de direito

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar o resultado da primeira chamada no dia 28 de janeiro. As matrículas na UFSCar deverão ser feitas nos dias 31 de janeiro, 1º e 4 de fevereiro. Quem não for convocado nesta primeira chamada ainda poderá colocar o nome na lista de espera, acessando o SiSU novamente até o dia 4 de fevereiro.

O edital e todas as orientações sobre o ingresso na graduação, datas das demais chamadas e documentação exigida para matrícula estão disponíveis em www.ingresso.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do Fale Conosco (www.prograd.ufscar.br/fale-conosco), no site da Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar.



Divulgação
+ VEJA TAMBÉM