24 de Fevereiro de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Resultado do Vestibular Unesp 2019 sai em 1º de fevereiro

Tire suas dúvidas sobre a divulgação das chamadas dos convocados e processo de matrícula

A convocação dos candidatos aprovados no Vestibular Unesp 2019 vai ocorrer na semana que vem, em 1º de fevereiro. Em atendimento ao pedido de alguns estudantes, que escreveram à Universidade com dúvidas sobre o processo de chamadas dos convocados, este texto vai resumir como serão preenchidas as 7.365 vagas do vestibular. Todas as informações abaixo constam no Manual do Candidato, documento disponível no site da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp).

O início das aulas varia de acordo com o calendário estipulado pela unidade universitária. A maior parte das unidades da Unesp programou o início das aulas dos calouros de 2019 para as semanas iniciadas em 18 de fevereiro e 25 de fevereiro.

Convocação e matrícula

Em 2019, as três primeiras chamadas do Vestibular Unesp serão feitas diretamente, de acordo com a classificação final do processo seletivo. A partir de 1º de fevereiro, os candidatos precisam ficar atentos à divulgação dos aprovados no site da Vunesp.

A matrícula ocorre em duas etapas distintas e obrigatórias: na primeira, que é virtual, os convocados preenchem formulário online e enviam de forma eletrônica os documentos de matrícula; na segunda, a matrícula é realizada de forma presencial na seção de graduação da unidade, com a entrega dos documentos necessários.

As instruções para matrícula estão nas páginas 22 a 33 do Manual de Candidato, disponível na parte de "editais e documentos” do site da Vunesp: https://www.vunesp.com.br/VNSP1803.

Atenção às datas

A primeira chamada, que ocorre em 1º de fevereiro com a divulgação do resultado, prevê a matrícula virtual (preenchimento do formulário online e envio de forma eletrônica dos documentos de matrícula) de 1º de fevereiro a 4 de fevereiro.

De acordo com a classificação final do vestibular e o preenchimento das vagas ocorrido em primeira chamada, a convocação da segunda chamada ocorre 6 de fevereiro, com o período para a matrícula virtual estabelecido para o próprio dia 6 e o dia 7.

A terceira chamada está programada para o dia 11, com matrícula virtual no próprio dia 11 e no dia 12.

Confirmação de interesse por vaga

Assim que for divulgada a terceira chamada do vestibular, no dia 11, aqueles candidatos ainda não convocados deverão confirmar o interesse por uma vaga na Unesp. Essa manifestação de interesse, que é obrigatória para que o candidato seja chamado nas listas seguintes, ocorre de 11 de fevereiro a 14 de fevereiro exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br.

Só para reforçar: essa declaração de interesse por vaga é destinada a todos os candidatos classificados que ainda não tiverem sido convocados para a matrícula até a terceira chamada do vestibular.

Demais chamadas

A quarta chamada está programada para 18 de fevereiro, com matrícula virtual no próprio dia 18 e no dia 19. A quinta chamada está agendada para 20 de fevereiro, com matrícula virtual no próprio dia 20 e no dia 21. A sexta, a sétima, a oitava e a nona chamadas ocorrem na seqüência, até o início de março, sempre em dias úteis e com dois dias úteis para a matrícula virtual. O calendário completo está detalhado na página 23 do Manual do Candidato, disponível no site da Vunesp.

Possibilidade de reopção

Assim que for divulgada a nona chamada do Vestibular Unesp, em 7 de março, os cursos que ainda tiverem vagas não preenchidas serão divulgados no site da Vunesp.

Aqueles candidatos ainda não convocados e que declararam interesse por vaga poderão manifestar o interesse em realizar matrícula em um desses cursos com vagas não preenchidas, desde que dentro da grande área de conhecimento que havia escolhido inicialmente (Exatas, Biológicas ou Humanidades).

Esse processo de reopção vai estar disponível de 7 de março a 10 de março e o candidato que reoptar deixa de disputar a vaga para o primeiro curso que havia escolhido.

Em 11 de março, será realizada a décima chamada do vestibular, com matrícula virtual no próprio dia 11 e no dia 12.

Uso da nota do Enem

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser usada apenas para conceder um bônus à nota da prova da primeira fase do Vestibular Unesp, desde que o candidato tenha manifestado interesse no uso dessa nota no ato da inscrição e que a nota do Enem tenha sido maior do que a nota obtida pelo candidato na prova da primeira fase. Se a nota do Enem for menor do que a nota da prova, ela será desconsiderada.

Divulgação/ Foto: Arquivo
+ VEJA TAMBÉM