24 de Março de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » BRASIL

Facebook, Instagram e WhatsApp voltam ao normal após apresentarem instabilidade

Serviços ficaram instáveis durante toda a tarde e noite da quarta-feira (13). Empresa diz que não se tratou de um ataque de negação de serviço

O Facebook, Instagram e WhatsApp voltaram ao normal nesta quinta-feira (14), após apresentarem instabilidade no Brasil e outros países desde o início da tarde desta quarta-feira (13). Todos esses apps pertencem ao Facebook.

Segundo o site especializado downdetector.com, os relatos de falha do serviço começaram a diminuir durante a madrugada.

Após a volta dos serviços, a empresa ainda não comentou o que causou o problema. Perto das 16h da quarta-feira, em seu perfil no Twitter, o Facebook afirmou que estava "focado em resolver a questão" e que o problema não está relacionado a um ataque de negação de serviço (DDoS), que é um acesso coordenado, em massa, que visa derrubar um site.

Mais cedo, a empresa já tinha admitido que a "instabilidade temporária" ocorria em toda a família de aplicativos do Facebook.

Entenda o caso

Usuários relataram dificuldades para postar conteúdos nos perfis do Facebook e do Instagram. As tentativas resultam em uma mensagem de problema para atualizar o status.

Alguns também afirmam que não conseguiram sequer logar nessas redes sociais. Outros reclamaram que não é possível enviar fotos ou áudios no Whatsapp.

Hashtags #FacebookDown , #instagramdown e #WhatsApp estavam entre os trending topics do Twitter no Brasil e do mundo durante a tarde desta quinta.

Segundo o downdetector.com, os relatos atingiram o pico entre as 13h e as 22h e e os problemas eram mais perceptíveis na América do Norte e na Europa.

Fake News

É #FAKE que Facebook, Instagram e WhatsApp foram bloqueados por tempo indeterminado em razão de ataque em Suzano.

Não houve nenhum bloqueio. Segundo o Facebook, uma "instabilidade temporária” ocorreu em toda a família de aplicativos. Ainda assim, nem todos os usuários foram afetados.

Também não há qualquer relação com o ataque ocorrido na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande SP. Prova disso é que o problema com os aplicativos não se restringiu ao Brasil. Houve relatos em vários países ao redor do mundo.

"Isso não é verdade. O Facebook está enfrentando questões técnicas em diversas partes do mundo, e estamos trabalhando para normalizar o acesso aos nossos serviços o mais rápido possível", afirma, em nota, um porta-voz do Facebook.


Facebook, Instagram e WhatsApp apresentaram instabilidade no Brasil


G1
+ VEJA TAMBÉM