20 de Junho de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Estacionamento rotativo será implantado no Centro de Paraguaçu

Período de adaptação será de 60 dias; depois desse prazo será aplicada multa por desobediência à regulamentação de trânsito local

O Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes da Prefeitura de Paraguaçu Paulista realizou uma reunião nesta terça-feira (3), na sede da Associação Comercial e Empresarial – ACE – com empresários e comerciantes que têm empresas instaladas no centro da cidade. O assunto tratado foi a implantação de estacionamento rotativo em um trecho na Avenida 7 de Setembro entre as ruas 12 de Março e Avenida Paraguaçu.

O diretor do Departamento, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira, avaliou que a "reunião foi ótima”, com boa participação do comércio local, principalmente daqueles cuja empresa está localizada na Avenida Sete de Setembro, local onde será iniciado o trabalho de conscientização para implantação do estacionamento rotativo, popularmente chamado de zona azul.

"Este tipo de estacionamento permitirá que haja uma rotatividade de estacionamento, pois este é um clamor muito grande do comércio e da população, devido à falta de vagas para estacionamento no centro da cidade. Esta foi uma das formas que encontramos e que foi apresentada e aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito. Inicialmente, não serão todas as ruas, começaremos pela Avenida Sete de Setembro. Na reunião ocorrida na terça-feira, iniciamos o trabalho de conscientização e de orientação. Muitos comerciantes, proprietários, gerentes participaram, foi uma adesão muito boa e explicamos como funcionará esse sistema de rotatividade. A ideia foi muito bem recebida, estamos otimistas com essa mudança”, avaliou o coronel Hipólito.

De início, será dado um prazo de 60 dias para orientação e adaptação para os comerciantes e a população se acostumarem com o tempo que poderão ficar estacionados naquele local, quando não haverá multas.

Passado os dois meses de adaptação, começará a ser aplicada multa pela Guarda Municipal.

"Aqueles que estacionam seus veículos em determinados locais no centro da cidade e o deixam o dia todo, orientamos que façam isso em locais mais afastados, para que a área central fique livre para a rotatividade de estacionamento. Essa é a nossa expectativa”, orientou o coronel Hipólito.

A demarcação das vagas já está sendo feita pela Prefeitura e, até a próxima semana, deverão ser colocadas as placas de orientação, para que os motoristas já comecem a se acostumar com a rotatividade.

"Colocadas as placas, começam a contar os 60 dias de orientação e, por fim, será iniciado o período de aplicação das multa para aqueles que descumprirem a rotatividade”, informou o coronel.

Esse primeiro trecho da Avenida 7 de Setembro, entre as ruas 12 de Março e Avenida Paraguaçu, onde será instalado o estacionamento rotativo, poderá ser aumentado futuramente conforme a população for se acostumando com a mudança e se manifestar pela ampliação da área.

Futuramente, será expedida uma portaria regulamentando a aplicação e os valores da multa a ser aplicada pela Guarda Municipal. "No caso de descumprimento da rotatividade do estacionamento nesse trecho de ruas no centro da cidade, a multa será de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e no valor de R$ 297,00, por desobedecer a regulamentação de trânsito local”, finalizou o coronel Hipólito.

Assessoria Prefeitura de Paraguaçu Paulista
+ VEJA TAMBÉM