Buscar no site

Projeto de Assis recebe doações de cabelos para confecção de perucas aos pacientes com câncer

As perucas serão doadas também para pessoas que tiveram perda definitiva de cabelo

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 09/07/19
  • 08:00
  • Atualizado há 249 semanas

A cabeleireira Silvia Amaral iniciou o projeto Casa Rosa, em Assis. Trata-se de um projeto que visa arrecadar doações de cabelo para a confecção de perucas, que são posteriormente doadas a pacientes com câncer.

Ela conta que o projeto recebe as doações de cabelos, perucas, lenços, turbantes, toucas e demais acessórios, que são entregues para pacientes em tratamento e que fazem sessões de quimioterapia, radioterapia. As doações também são entregues para pessoas com alopecias, que é a perda definitiva dos cabelos.

"Nós precisamos do apoio de todos, pois todos os serviços e equipamentos são pagos com os cabelos. Por exemplo, a cada um quilo de cabelo arrecadado é possível fazer três perucas. Destas, duas retornam para o projeto e uma fica com o fabricante. Por isso as doações são muito importantes para podermos ajudar um maior número de pessoas", explica.

Ela conta ainda que espera ter o apoio de cabeleireiros da cidade, tanto para os cortes de cabelo como para as arrecadações.

"Meu salão será um ponto de coleta, mas quanto mais pontos tivermos pela cidade, melhor. Além disso, a Casa Rosa de Assis poderá atender toda a região, assim receberemos também doações de outras cidades", pontua.

Sílvia conta que já entrou em contato com o setor de Oncologia do Hospital Regional de Assis, para que pacientes sejam encaminhadas para o projeto. Ela também fará o mesmo contato com a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Assis (AVCCA).

"Os pacientes que chegarem até nós serão atendidos conforme a possibilidade. Para estimular mais doações, quando a doação for acima de 20 centímetros de cabelo, vou fazer o corte sem cobrar pelo serviço. Já quando a doação for acima de 30 centímetros, o doador ganhará ainda uma hidratação e também irei escovar o cabelo", ressalta.

Sílvia pretende ainda promover uma ação na cidade, com a participação de diversos cabeleireiros, para a realização de cortes gratuitos para que os cabelos sejam doados ao projeto.

"Os cabelos têm que ter um tamanho mínimo 20 centímetros para que possam ser usados na fabricação das perucas. Um ponto importante é que há uma maneira correta de ser cortado para o seu aproveitamento. Outro ponto é que a paciente, antes de iniciar o tratamento, já sabe se seu cabelo vai cair ou não. Os cabelos começam a cair 10 dias após o início do tratamento e não é preciso esperar que ele caia. As pacientes podem vir até o salão e raspar os cabelos para encaminharmos para a confecção da peruca", ressalta.

Sílvia lembra que por trabalhar com beleza, sabe que as mulheres valorizam muito o cabelo.

"O cabelo faz parte da saúde mental da mulher, da autoestima. As mulheres valorizam demais o cabelo e ter as perucas nesta etapa faz com que o tratamento seja menos sofrido. Este projeto preenche minha alma, é algo que vejo sentido realmente. Conheci a fundadora do projeto recentemente durante a feira Beleza do Bem e vimos a possibilidade de trazer o projeto para Assis. Estou ansiosa começar o trabalho", considera.

A cabeleireira considera ainda que precisará de parcerias de empresas com shampoo, cremes sem enxague e condicionadores, pois as perucas terão que ser lavadas no salão.

O projeto precisará ainda de apoio de transportadoras para levar os cabelos e trazer as perucas, além da doação de cabeças de boneca e tripés para que as perucas possam ser trabalhadas.

Esta semana Sílvia passou pelo treinamento para acolher da melhor forma e aprender sobre como conversar com as pacientes.

A Casa Rosa em Assis funcionará na Rua Robert Rammert, 61, na Cohab IV. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 99724-9380.

divulgação - Doação cabelos Casa Rosa de Assis
Doação cabelos Casa Rosa de Assis

Sílvia já fazia a arrecadação de cabelos e encaminhava para o projeto Casa Rosa

divulgação - Doação cabelos Casa Rosa de Assis
Doação cabelos Casa Rosa de Assis

Esta semana Silvia passou por um treinamento do projeto sobre o acolhimento das pacientes

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais