Buscar no site

Como fazer as compras do mês gastando pouco e sem ser enganado no supermercado

por Aline Soaper

Bem-Estar

  • 21/08/19
  • 19:00
  • Atualizado há 240 semanas

Hoje eu quero falar com você sobre um assunto que sempre me pedem, que é um dos campeões dos gastos mensais das famílias: como fazer as compras do mês gastando pouco.

Os gastos de supermercado para famílias com menor renda, representam o maior gasto da família, e impacta diretamente a qualidade de vida.

Já nas famílias com renda maiores de 5 salários, esse impacto é menor e pode variar de acordo com as escolhas por produtos mais caros ou mais baratos.



Mas o fato é que muitas pessoas desperdiçam dinheiro por não se planejar para ir ao supermercado.

Se você tiver um bom planejamento e souber aproveitar o que você já tem em casa, evitando desperdício, dá até para voltar com dinheiro para casa.

Mas você precisa ter um valor determinado para gastar e se desafiar a gastar menos do que isso e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje!

Quer fazer as compras do mês gastando pouco, mas sempre extrapola?

Vamos ao supermercado para comprar o que precisamos, mas durante o passeio pelos corredores e prateleiras, nos sentimos tentados a comprar várias coisas que não precisamos, ou até mesmo coisas que já temos em casa e esquecemos de usar porque estão lá no fundo da prateleira.

Mas existem fatores principais que impactam nas compras, e o principal é a necessidade e o desejo.

Fatores como ir ao Supermercado com fome, sem uma lista, sem olhar a dispensa antes, quando você está triste ou com pressa, geralmente faz com que você gaste mais do que necessário.

Afinal, o objetivo da compra não ficou claro e o impulso domina nessa hora.

Os folhetos digitais podem ajudar a economizar

Aqui está uma dica que ninguém conta: olhe os folhetos digitais antes de ir ao supermercado.

Com os folhetos digitais é possível pesquisar os preços sem precisar ir até o supermercado.

Não sei se você é dessa época, mas muitas pessoas iam de mercado em mercado para pegar folhetos e comparar os preços.

No final das contas, gastava mais com combustível do que economizava nas compras.

Mas hoje você pode saber quais são os dias de oferta em cada estabelecimento e escolher de acordo com a necessidade para comprar com preço menor e sem sair de casa.

E existe uma estratégia para conseguir boas ofertas no mercado!

Para conseguir os melhores preços e fazer as compras do mês gastando pouco, é necessário pesquisar os melhores dias de cada supermercado para cada setor.

Não sei se você já percebeu, mas o supermercado faz campanhas com dias de ofertas específicas em setores como carnes, beleza, limpeza e nesses dias esses itens estão realmente com preço mais baixos.

Mas atenção: o supermercado compensa o lucro em produtos de outros departamentos.

Por isso, é preciso ter cuidado para não pagar menos em um produto na oferta, mas pagar a mais em outro produto e sair perdendo na hora de pagar a conta.

Você pode acompanhar os preços por aplicativos

Para acompanhar as ofertas sem precisar sair de casa e poder escolher onde a sua compra terá realmente o melhor preço, os supermercados criaram aplicativos, facilitando ainda mais a sua busca por ofertas.

Eu aproveitei para listar 3 dicas para você aproveitar esses aplicativos ao máximo e fazer as compras do mês gastando pouco:

- Baixe os aplicativos dos principais supermercados que você frequenta e confira os produtos em promoção de acordo com o que você precisa na semana.

- Baixe apps de comparação de preços de supermercados da sua região, ele vai mapear as melhores ofertas.

- Faça a sua lista baseada nesses produtos e não esqueça de comprar com a lista nas mãos e evitar ao máximo o que não está nessa lista.

Seus hábitos de consumo também podem ajudar na sua economia no mercado

Para economizar nas compras é preciso fazer escolhas mais inteligentes, e a minha sugestão é que você opte por produtos de boa qualidade com preço mais acessível.

Mas lembre-se também de testar marcas novas para conferir se vale a pena trocar a marca famosa por uma outra que esteja entrando no mercado com preço menor, mas com qualidade equivalente.

E se você quer fazer as compras do mês gastando pouco, mas não sabe o que reduzir da sua lista, reduza gastos com produtos de limpeza e opte por formas mais alternativas de limpeza, como água e detergente líquido que servem para limpar praticamente tudo em casa.

Outra dica para ajudar na sua economia é comprar frutas e verduras apenas nos dias de promoção de hortifrúti, comprar carnes para a semana toda no dia da promoção de carne e reduzir o consumo de produtos industrializados.

Há muita promessa falsa de desconto também!

As principais armadilhas de desconto estão nas promoções compre 2 e leve 3 ou compre isso e ganhe aquilo.

Mas na maioria das vezes o produto está mais caro do que o valor normal e o desconto está disfarçado de cobrança pelo terceiro ou segundo produto que aparentemente sairia de graça.

E para fechar com chave de ouro as dicas sobre como fazer as compras do mês gastando pouco, vou te contar os 5 segredos para não cair nos falsos descontos na hora de ir ao supermercado:

- Para evitar cair em armadilhas de falsos descontos, faça sempre as contas do valor total e dívida pela quantidade unitária para saber se o preço está realmente menor do que o valor unitário.

- Pense se realmente você vai consumir essa quantidade de produto, mesmo que o último seja de graça.

- Cuidado para não comprar além do que você precisa só porque está em promoção.

- Se você vai pagar um pouco mais caro para levar um produto de brinde, pense se você realmente vai usar esse brinde ou se ele vai apenas ocupar mais espaço na sua casa.

- Compare o preço da oferta do supermercado com o valor de outros supermercados e não apenas com o produto vendido no mesmo estabelecimento.

Gostou desse conteúdo sobre economia na hora de ir ao supermercado? Comente qual é a principal ideia que você teve com esse artigo e vai aplicar na sua próxima compra!

Ilustrativa - Terapeuta financeira alerta que há muita promessa falsa de desconto também
Terapeuta financeira alerta que há muita promessa falsa de desconto também

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos