Buscar no site

O planejamento financeiro

  • 18/08/14
  • 09:00
  • Atualizado há 505 semanas

O PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O planejamento da vida financeira é muito importante, pois permite que você realize seus sonhos e enfrente eventuais problemas com tranqüilidade.

VOCÊ PLANEJA?

Quanto você conhece sobre administrar o dinheiro da sua família? Você sabe como desenvolver um plano financeiro para ela?

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

É por meio do planejamento que você conhece em detalhes seus ganhos, além de aprender a poupar, gastar adequadamente e controlar as finanças para atingir seus objetivos. O planejamento financeiro é, mais que nunca, fundamental para uma vida familiar equilibrada e agradável.

EMPREGO PARA TODA A VIDA?

A estabilidade no trabalho declinou muito. Há 30 anos você entrava numa empresa com perspectivas de permanecer nela por muito tempo. Hoje não. Trabalhar a vida inteira para a mesma empresa não é mais norma, mas sim exceção. Você deve estar preparado para períodos de desemprego e dificuldades. SALÁRIO: Além disso, há um lentro crescimento dos salários, portanto, é muito arriscado desperdiçar dinheiro, sem ter a garantia de que o mesmo irá retornar para você. Poupe no mínimo 15% do seu salário mensalmente, para conseguir enfrentar os períodos difíceis.

EM QUE INVESTIR?

Hoje há diversas opções de investimentos, todas elas com atrativos e riscos. Fundos de ações, fundos de renda fixa, fundos DI, PGBL, poupança...etc. Estes são apenas alguns exemplos de investimento à sua disposição. Você conhece as características e riscos de cada um? É fundamental conhecer. Investir em algo que renda, mas que ao mesmo tempo seja seguro, trás garantias e tranquilidade ao investidor. Não arrisque o seu dinheiro.

CONSUMO E CRÉDITO

Vivemos num mundo de consumo. Tudo gira em torno de consumo e compras. Os shoppings centers estão aí para que gastemos bastante, já as compras on line em lojas virtuais, tornam esse consumo desenfreado ainda maior, pessoas viciadas em compras, hoje passam as madrugadas em frente ao computador, aguardando por ofertas. É muito importante aprender e ensinar a se controlar nos gastos.

Mas como fazê-lo se dispomos de tantas alternativas, até para gastarmos um dinheiro que não temos? Cartões de crédito, cheque especial, crédito direto ao consumidor, e cheques pré-datados são alguns exemplos. Hoje podemos comprar com cartão de crédito um produto da Malásia ou Estados Unidos exposto na internet e recebê-lo em casa em poucos dias ou semanas.

ALGUMAS QUESTÕES

Pense em como você responderia às seguintes questões:

1- Somos tão jovens, por que nos preocuparmos com orçamento familiar? Além disso, temos bons empregos e podemos comprar tudo o que desejamos.

2- Já que nunca terei condições de comprar uma boa casa, por que perder tempo com planos que não vão se realizar?

3- Porque devo liquidar minhas dividas com o cartão de crédito e o cheque especial? Sei que as taxas são altas, mas que em reais os juros não são tão grandes.

4- O vendedor de automóveis sugeriu um leasing para comprar o meu carro. As prestações são menores. Faço o leasing ou financio a compra?

5- Foi-me oferecido um seguro de vida na empresa. Será que ele é suficiente para a minha família?

6- Mesmo sendo tão jovem, devo começar a pensar em aposentadoria?

Foi fácil responder a essas questões? Provavelmente não. Para a maioria das pessoas, não é fácil antecipar os problemas, assim como buscar ordenadamente os objetivos. Deixamos tudo para a última hora e resolvemos os problemas quando eles acontecem. E poucas vezes, devido a falta de planejamento, quer seja ele financeiro ou pessoal, não alcançamos os nossos sonhos.

Por Paulo Augusto de Moraes

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também