Buscar no site

O voto para deputado em Assis e Região

  • 29/09/14
  • 10:00
  • Atualizado há 495 semanas

A importância do voto regional vem de longa data. Somente nas eleições de 2010, 42.634 votos para Deputado Estadual foram para candidatos de outros municípios que não residem em Assis e Região - o que fatalmente contribuiria para a eleição de mais um deputado para para a Assembleia Legislativa Paulista.

No sistema eleitoral brasileiro estabelecido pela Constituição Federal de 1988, existem dois tipos de organização para contabilização dos votos: majoritário ou proporcional. No sistema eleitoral majoritário, o (s) mais votado (s) são sempre os eleitos. Isto ocorre nas eleições para Prefeitos, Governadores, Presidente do Brasil e para o Senado, alternando-se as eleições de uma ou duas cadeiras a cada quatro anos.

Já no sistema eleitoral proporcional, há a eleição de Vereadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. É nesta eleição que um Vereador irá representar um bairro, por exemplo - algo muito comum em um município como Assis, contando com 101 mil habitantes e que normalmente o parlamentar representa um restrito grupo de eleitores.



É no sistema eleitoral proporcional que iremos eleger em 2014 os Deputados Federais e Estaduais. Neste sentido, espera-se que os eleitos tenham alguma afinidade com os moradores de uma cidade, de uma determinada região, já que é muito difícil e custoso para um candidato a deputado fazer campanha em todo o Estado de São Paulo, que conta com 645 municípios e mais de 44 milhões de habitantes.

A cidade historicamente até a década de 90 elegeu Deputados Estaduais e Federais, e somente em 2006 acabou elegendo como 1º suplente o Deputado Estadual Camilo Gava com 40.565 votos, e depois veio a assumir a cadeira na Assembleia Legislativa.

Como exposto, há uma tradição eleitoral em eleger representantes Assisenses, algo que ao longo dos anos tem sido comprovada. Todavia, com a ampliação do eleitorado, a pulverização da propaganda eleitoral em diversas mídias e segmentos e a possibilidade de articulação política com candidatos de outras regiões, faz-se necessário relembrar que não há ninguém melhor para representar os anseios de um município do que seu próprio morador.

Considerando as três últimas eleições proporcionais estaduais (2002,2006 e 2010), verificamos que é possível eleger, no mínimo, mais um deputado por Assis. Estes dados nos demonstram que é possível eleger ao menos um Deputado Estadual. Nosso argumento é de que estes votos para candidatos que residem fora de nossa cidade, de nossa região, ajudaram a elegê-los - e muitas vezes atrapalharam os candidatos daqui.

Portanto, valorizar dos candidatos de Assis, que há muitos anos reside aqui e conhecem as demandas do Município e da região, é algo inerente ao processo eleitoral de 2014. São os nossos candidatos que irão nos representar, problematizando questões que são de interesse regional, visando o desenvolvimento da Região Assis e também dos municípios ao redor. Somente assim podemos debater e ampliar a discussão dos problemas que atingem diretamente nosso município, nossa região, possibilitando que políticas públicas sejam elaboradas em conjunto, atendendo a demanda de toda a população.

Por ngela Canassa - Professora Coordenadora da Rede Estadual

Ex-Secretária Municipal de Educação de Assis

Ex-Candidata a Prefeita

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos