Buscar no site

Vamos continuar mudando o Brasil

  • 31/10/14
  • 09:00
  • Atualizado há 494 semanas

Dilma Rousseff venceu as eleições presidenciais realizadas no domingo. Foi a vitória de um projeto político que tem por objetivo oferecer aos brasileiros dignidade. Um projeto que teve início em 2003 com o presidente Lula, e desde então, retirou milhões de brasileiros da linha de pobreza. Sabemos que o nosso desafio será imenso. Afinal, temos um fosso social enorme no Brasil por causa de 500 anos onde governos privilegiaram a elite em detrimento ao povo pobre.

Quando governos progressistas tentaram mexer nessa equação, foram duramente perseguidos. Getúlio Vargas e João Goulart são exemplos disso. Vargas foi levado a se suicidar, enquanto Goulart foi derrubado pelos militares. Isso aconteceu justamente porque procuraram governar em prol do povo pobre. O mesmo aconteceu com Lula e agora com Dilma. Mas, graças a enorme mobilização do povo brasileiro e a participação de milhares de militantes do Partido dos Trabalhadores, vamos continuar lutando para que o povo saia da senzala e possa entrar na Casa Grande. Infelizmente, membros de uma elite raivosa não aceitam isso e agem como se estivéssemos ainda na época da escravidão.

Um exemplo disso são as bobagens que circulam principalmente nas redes sociais onde determinadas pessoas - algumas desinformadas e não sabem nem o porquê fazem isso - destilam o ódio contra os nordestinos. É importante lembrar que Dilma teve mais votos no sudeste, sul e centro-oeste do que no nordeste.

Mas, temos noção que os nossos desafios serão enormes. Não é nada fácil enfrentar esta realidade que vivemos propondo mudanças para que as pessoas mais pobres possam visualizar alguma coisa boa na vida. Batalharemos para que os filhos do pobre possam continuar estudando nas faculdades e sejam amparados pelo governo federal.

Continuaremos lutando para que milhares de moradias continuem a ser construídas e beneficiando justamente a população mais pobre, além de movimentar todo o setor da construção civil.

Lutaremos para que os bancos públicos continuem financiando o setor produtivo, principalmente os micro e pequenos empresários, assim como os médios empresários. Estaremos lutando na trincheira da justiça social, pois, somente dessa forma conseguiremos um país mais justo. Lula e Dilma sempre estiveram ao lado do povo. E, apesar de toda campanha intimidatória que tivemos de enfrentar nesta eleição, conseguimos a vitória. E a dedicamos ao povo brasileiro.

Por Hélio Paiva Matos é presidente do Sindicato dos Bancários de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais