Buscar no site

Plástico biodegradável feito a partir de açúcar

  • 17/11/14
  • 08:00
  • Atualizado há 488 semanas

Atualmente, o plástico é, junto com o papel, um dos materiais mais utilizados no mundo. Sua produção é feita, principalmente, a partir do petróleo. Após ser extraído, refinado e separado em várias substâncias, o petróleo dá origem à nafta, principal componente utilizado na obtenção do plástico.

Entretanto, existem vários ramos de pesquisa que visam a produção do plástico de forma que este seja feito com substâncias que agridam menos o meio ambiente, tanto na sua extração quanto no descarte do material já pronto.

Uma dessas pesquisas é a que propõe a fabricação do chamado plástico biodegradável, feito a partir de açúcar. Espécies de bactérias cultivadas em laboratórios são alimentadas para que se reproduzam e após isso, é fornecido a sacarose, açúcar presente na cana. Assim, as bactérias param de se reproduzir e começam a engordar, produzindo grânulos de poliésteres que são, na verdade, o plástico biodegradável. Para extrair o poliéster das bactérias é utilizado um solvente orgânico que não agride o meio ambiente quando descartado e quebra a parede celular da bactéria, liberando os grânulos.



A biodegradação ocorre de forma que os micro-organismos presentes no meio ambiente utilizam os materiais fragmentados como forma de alimento. As cadeias poliméricas são quebradas na ligação carbono-carbono, o que torna o plástico menos resistente. As cadeias de carbono, em um tamanho reduzido, são usadas como formas de alimento para os micro-organismos e são convertidas em água, biomassa e dióxido de carbono.

Esse plástico pode ser utilizado para diversos fins, na fabricação de artigos como canetas, brinquedos e potes, além de ser viável na fabricação de peças para o interior de carros. Por outro lado, no Brasil, a demanda por esse novo produto ainda é pequena quando comparada a países da Europa, o que nos sugere que além da criação de produtos ecologicamente corretos, deve, também, ser desenvolvida nas pessoas um costume quanto a utilização de produtos desse tipo.

O plástico biodegradável tem como sua principal vantagem, como o próprio nome já diz, a degradação no meio ambiente. Quando descartado no ambiente, em condições favoráveis de temperatura e umidade, o plástico leva de um a dois anos para se degenerar, enquanto os plásticos comuns, podem levar até 300 anos. Além disso, sua obtenção é feita a partir de um insumo renovável e não de um material fóssil.

* Por Letícia Fonseca Lizabello

Trainee Departamento Administrativo/Jurídico

BiotecJr

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos