Buscar no site

Grafeno, o material que pode revolucionar a tecnologia e a ciência

  • 17/11/14
  • 09:00
  • Atualizado há 491 semanas

O carbono é um elemento químico notável por apresentar diversas formas desde a uma das mais baratas e frágeis, o grafite, até uma das mais caras e resistentes, o diamante. O carbono é essencial para as indústrias de combustíveis derivados de petróleo e gás natural e também um elemento de extrema importância e essencial para diversas formas de vida.

Quando o elemento carbono é disposto em uma forma de rede de arame, ele apresenta uma forma específica que foi nomeada de grafeno. Esse termo e essa forma foram descritos pela primeira vez em 1962, no entanto foi em 2010, com a atribuição do Prêmio Nobel de Física devido a experiências inovadoras, que esse material começou a ser estudado e investimentos começaram a ser feitos.

As propriedades do grafeno mostraram que ele pode ser aplicado de diversas formas, ele apresenta a característica de ser ultraleve e é 100 vezes mais rápido que o silício, principal material usado em chips e computadores, e 200 vezes mais forte que o aço, além de apresentar características ópticas e térmicas que se mostraram favoráveis a diversas aplicações.

Em relação à tecnologia, é visada a aplicação desse material para a produção de circuitos e chips em substituição do silício, em testes simples realizados foi descoberto que é possível criar baterias muito mais eficientes, tanto a capacidade quanto a velocidade de recarga da bateria seriam aumentados usando o grafeno. Há estudos visando aplicar o material em cabos para a transmissão de dados para a internet e com isso a internet pode ficar bem mais veloz.

Além de suas características propícias a inovação tecnológica, o grafeno pode atuar em outras áreas também, como a aplicação para purificação de água, inclusive transformando a água salgada em potável. Essa atuação segue o princípio dos filtros tradicionais, mas por ser um filtro extremamente fino de grafeno, ao passar a água salgada por ele somente o líquido passa, ou seja, o sal fica retido nesse filtro.

Além das citadas acima ainda há várias outras aplicações para esse material que recentemente vem sendo muito estudado e de acordo com os resultados poderá revolucionar principalmente a área de tecnologia.

*Felipe José Passalia

Membro do Departamento de Projetos

Biotec Jr. - www.biotecjr.com.br

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais