Buscar no site

Como funciona a Lei "Telhado verde"

Arlindo Alves

  • 24/07/15
  • 14:00
  • Atualizado há 456 semanas

Em 13 de Abril de 2015 foi sancionada, em Recife, a Lei Municipal n° 18.112/15 mais conhecida como Lei Telhado verde, que obriga (e padronizará) o plantio de gramas, hortaliças, arbustos e árvores de pequeno porte em todas as coberturas pertencentes aos edifícios residenciais com mais de 04 pavimentos e em todas pertencentes aos não residenciais com mais de 400 metros quadrados de área coberta.

Para a Lei 18.112/15, Telhado Verde se caracteriza "por uma camada de vegetação aplicada sobre a cobertura das edificações, como também sobre a cobertura da área de estacionamento, e piso de área de lazer, de modo a melhorar o aspecto paisagístico, diminuir a ilha de calor, absorver parte do escoamento superficial e melhorar o microclima local. "

Telhado verde do Bar Central/Recife. Imagem via Jornal do Commercio/YouTube

O pequeno texto também aborda a construção de reservatórios para a captação da água da chuva em edificações com mais de 500 metros quadrados de projeção e com mais de 25 % de áreas impermeáveis. Estas exigências servem apenas para as novas construções, não existem citações relacionadas a reformas e/ou adaptações dos já existentes, o que aumenta sua receptividade pela população.

A iniciativa veio após o Parlamento francês aprovar uma Lei semelhante válida para todo o território nacional. Além de amenizar as ilhas de calor, que tanto prejudicam o cotidiano dos cidadãos, o projeto diminuirá problemas como alagamentos e rompimento de galerias pluviais.

Conheça a Lei "Telhado Verde" (https://ecotelhado.com/wp-content/uploads/2015/03/Lei-telhado-verde-Recife-2015.pdf)

Já pensou se a moda pega? Deixe suas dúvidas nos comentários e não se esqueça de compartilhar este texto, alimente seu saber.

Arlindo Alves, arquiteto e estudante de Engenharia

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também