Buscar no site

A missão misericordiosa de Deus

  • 08/10/15
  • 11:00
  • Atualizado há 446 semanas

Amados irmãos e irmãs,

Da Igreja Particular de Assis,

Que o Coração Sagrado de Jesus,

Os reconforte com sua Infinita Misericórdia!

A Palavra do Senhor, que no mês anterior dedicamos especial atenção, sempre é fonte principal que nos revela um Deus missionário da misericórdia. A Palavra presente em toda a Escritura, e toda a Palavra presente nas fontes da Fé e na História da salvação, mostra-nos um Senhor apaixonado pela humanidade. Nosso Deus é um trabalhador incansável, um verdadeiro Pai que se sacrifica pelos seus filhos, busca sempre vida, segurança e felicidade para os seus. Mesmo diante da nossa não correspondência com tanto amor, o Senhor Deus jamais deixa de nos contemplar com o seu olhar misericordioso. Podemos nos atrever a dizer, que este é o jeito de Deus ser. Tudo responde com amor e misericórdia. Toda a Palavra contida no Antigo como no Novo Testamento, mostra-nos um Deus que acolhe, inclui, comporta-se como um pastor cuidadoso de seu rebanho.

Nessa concepção de Deus, que para nós cristãos é verdade de fé, no mês missionário de outubro, pensemos na atuação da Igreja no presente. Como continuadora da missão do Mestre Jesus, a sua Igreja missionária não poderia atuar de forma diferente, distante do propósito acolhedor da misericórdia. O cristão de fé, encanta-se com a atuação de sua Igreja missionária na ordem do tempo atual. O coração da Igreja, sofre com as dores da humanidade do novo tempo. A Igreja missionária de Jesus nos enche de júbilo com o seu olhar diante do atual confronto cultural sintomático por parte de todos. A Igreja como instituição divina responde com amor, com misericórdia, diante das opções desordenadas de tantos irmãos. Tal postura de abertura ao diálogo na misericórdia, não significa que a Igreja compactua com a diversidade dos contra valores morais e éticos, significa a oportunidade que Deus em sua infinita misericórdia, oferece a todos os homens e mulheres do mundo, através de sua Igreja, a conversão e alegria do perdão. A missão da Igreja de Jesus é oferecer sempre inclusão.

Nessa linha de reflexão, não poderíamos encontrar maior exemplo dentre os viventes atuais, que a de nosso querido Papa Francisco. Ainda no pouco tempo de pontificado, em todo o seu discurso, seus escritos e atitude, têm demonstrado abertura ao diálogo com todos os segmentos da sociedade, considerando inclusive com as entidades, irmãos e irmãs que defendem princípios e comportamentos de vida contrários à mensagem da Doutrina Cristã Católica. Para o Papa, homem de Deus, que encarna o Coração de Jesus em seu julgamento, para aquele ou aquela que quer se converter, sempre encontra o seu lugar próprio no Coração da Igreja. Contudo, nem sempre, a vontade de Francisco em imitar e seguir Deus Jesus, é suficientemente compreendida por alguns, inclusive católicos. Infelizmente ainda convivemos no âmbito eclesial em meio a muitos desconhecimentos e interesses, contrários à vontade daquele que pensou a sua Igreja, como germe e instrumento do Reino de Deus.

Nesse tempo missionário somos presenteados com os escritos de Francisco que correspondem ao propósito concreto voltado à Misericórdia Divina. Mencionemos os recentes valiosos documentos: Carta Encíclica Laudato Si (Louvado Seja), trata sobre o cuidado da nossa casa comum: o planeta terra. Considerada a Encíclica ecológica do papa. O documento chama a atenção para uma nova consciência para com o cuidado com a vida do planeta e de todos os viventes que abriga. A vida do planeta, da sua fauna, da sua flora, o ar, a terra e a água, elementos necessários para a vida são um tanto agredidos. A Carta Apostólica em forma de "motu próprio" Mitis e misericors Iesus (Jesus clemente e misericordioso), trata da importância do acolhimento para com os casais em situação especial diante da Igreja, para isto, a carta determina a facilitação para que casais nessa condição recorram à justiça eclesiástica em suas dioceses e dentro das possibilidades regularizem a sua vida conjugal mediante a nulidade do primeiro enlace matrimonial. A Bula do Jubileu Extraordinário da Misericórdia intitulada Misericordiae Vultus, proclama 2016 o Ano Santo da Misericórdia. A mencionada bula que remete à sua leitura, promete Graça, Misericórdia e Paz ao leitor. A abertura da Porta Santa, dar-se-á na data de 08 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição que coincide com o cinquentenário do Concílio Vaticano II. O Ano Santo se estenderá até 20 de novembro de 2016.

Com o Ano Santo, o Pontífice espera que cresçamos mais em santidade, quer nos impulsionar para que sejamos discípulos, mais missionários de Jesus, missionários do Reino, missionários de vida nova para todos os irmãos e irmãs. O Espírito e o Coração de um Deus clemente e misericordioso é a excelência de um Criador que absolutamente nos ama, um amor incomensurável do ponto de vista humano e na profundidade desse amor quer nos libertar das tantas amarras que nos prendem num mundo de sofrimento, de dor e irrealizações. Será um ano certamente de rica espiritualidade. Chamado profundo à vida no amor de Deus.

Experiência da Misericórdia Divina que nos chama a conversão. Experiência de um Deus que toma iniciativa. Antes de nossa consciência pela tantas coisas errôneas das quais somos sujeitos, Deus já está disposto a nos perdoar e acolher. O Coração de Deus é de inclusão.

Deus compreende e se compadece de nossas misérias interiores, de todas as nossas indigências e nos preenche com a plenitude de sua Graça Divina fazendo-nos pessoas renovadas.

O Ano Santo da Misericórdia em Assis terá como celebração de abertura na data de 11 de dezembro de 2015, às 19h30. Solicito que o leitor interessado, sobretudo os cristãos católicos, recorram às outras informações básicas. Conheçam o Decreto para o Ano Santo da Misericórdia na Diocese de Assis-SP, disponível em nosso portal, em nosso facebook, ou através de solicitação via e-mail ou texto em nosso Secretariado de Pastoral.

Queridos irmãos e irmãs, Deus é amor, Deus é Misericórdia. Confiemos nessa grande certeza.

Em Cristo Jesus,

Paz e Esperança!

DOM SIMÃO!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também