Buscar no site

Faturamento das micro e pequenas empresas apresenta queda em maio

Influenciado pelo desempenho mais fraco da economia no período, mês registrou queda de 6,9% no faturamento real na comparação com maio de 2013

Assessoria

  • 22/07/14
  • 09:00
  • Atualizado há 508 semanas

O faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas registrou queda de 6,9% em maio na comparação com igual mês de 2013, conforme revela a pesquisa de conjuntura Indicadores Sebrae-SP. O recuo foi influenciado principalmente pelo fraco desempenho do comércio no período.

Analisados os resultados por setores, no período, o faturamento na indústria de transformação recuou 2,0%, e o comércio 16,1%. O setor de serviços apresentou o melhor desempenho, com variação de +3,5% no índice. "Os resultados foram influenciados pela desaceleração no consumo, um reflexo do enfraquecimento da atividade econômica, e também em virtude da queda da confiança dos consumidores, o que afeta o consumo das famílias", afirma o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni.

Por regiões, o resultado do faturamento na comparação de maio deste ano e o mesmo mês de 2013 aponta variação negativa de 2,3% no município de São Paulo. A receita também caiu 10,4% na Região Metropolitana de São Paulo e o interior recuou 3,4%. Já a região do Grande ABC apresentou queda de 28,5%. O resultado mais fraco nesta região é atribuído à base de comparação forte (bons resultados) de maio do ano passado.

No acumulado de janeiro a maio ante o mesmo período do ano passado, as micro e pequenas empresas paulistas apresentaram ligeira queda, de -0,4%, no total de pessoal ocupado. O rendimento real dos empregados das MPEs não teve variação (0%, já descontada a inflação) e a folha de salários paga pelos pequenos empreendimentos teve aumento de +0,8%. Quanto à receita real, de janeiro a maio o indicador aumentou 1,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

As expectativas apuradas junto aos empreendedores durante o mês de junho mostram que 61% dos proprietários de MPEs aguardam estabilidade quanto ao faturamento de sua empresa nos próximos seis meses. Quando o assunto é a evolução da economia brasileira, 49% dos proprietários esperam a manutenção do nível da atividade econômica até o final do ano. "Um baixo crescimento da atividade econômica afeta o desempenho dos pequenos negócios, que têm no mercado consumidor interno o seu principal mercado", observa Hussni.

A pesquisa

A pesquisa Indicadores Sebrae-SP é realizada mensalmente, com apoio da Fundação Seade. São entrevistados 2.716 proprietários de MPEs do Estado de São Paulo por mês. No levantamento, as MPEs são definidas como empresas de comércio e serviços com até 49 empregados e empresas da indústria de transformação com até 99 empregados, com faturamento bruto anual até R$ 3,6 milhões. Os dados reais apresentados foram deflacionados pelo INPC-IBGE.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais