Buscar no site

Estudo revela que pessoas neuróticas postam mais fotos no Facebook

Live Science

  • 28/08/14
  • 16:00
  • Atualizado há 502 semanas

Um novo estudo, que analisa o comportamento de usuários do Facebook, revelou que pessoas neuróticas postam mais fotos na rede social. Isso ocorre porque esses internautas usam a plataforma como forma de compensar a falta de habilidades sociais e dificuldades de relacionamento.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra, e publicado na edição de agosto da Computers in Human Behavior. A análise teve como base a personalidade de 100 pessoas com idades entre 17 e 55 anos - sendo 70% mulheres - e como se comportavam no Facebook.

A análise dos dados mostrou que pessoas neuróticas - e também as mais extrovertidas - postam mais fotos na rede social do que o restante dos internautas. A diferença é que as mais extrovertidas enviam imagens que geralmente são para trocar a foto de capa do perfil, enquanto as neuróticas - definidas por "terem uma natureza temperamental e serem suscetíveis a estresse e ansiedade" - tendem a publicar um número maior de fotos por álbum.

A autora do estudo, aluna de doutorado Azar Eftekhar, aponta que o comportamento pode indicar uma necessidade de compensar deficiências em outras habilidades. "Pessoas neuróticas precisam de aprovação, mas não são boas comunicadoras e não tem habilidades sociais", lembra a especialista.

Para Eftekhar, os indivíduos ansiosos tendem a ver o Facebook como um lugar seguro para se expressar. "Os resultados sugerem que eles buscam aceitação por meio de postagens intensivas, para parecerem mais populares ou atrativos, e se mostrarem atualizados com cultura popular", acrescenta.

Por outro lado, os pesquisadores descobriram que pessoas mais conscienciosas postavam mais vídeos e criavam álbuns de fotos, além dos gerados automaticamente pelo Facebook. Essas pessoas são mais disciplinadas, organizadas e com objetivos, além de usarem mais editores de fotos e vídeos, aponta Eftekhar.

Outra conclusão do estudo foi identificar similaridades entre o funcionamento das relações humanas tanto no Facebook quanto fora da rede social. As pessoas que evitam discussões, por exemplo, atraem mais comentários e curtidas em suas postagens e uma das explicações propostas para esse comportamento é que os usuários do Facebook respondem à "gentileza" dessas pessoas curtindo e comentando suas fotos com mais frequência.

"A cultura popular do Facebook diz que curtir e comentar implicam atenção e cuidado com os eventos na vida de cada amigo, da mesma forma que curtem fan pages ou páginas de produtos para expressar admiração", conclui Eftekhar.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias