Buscar no site

AERO realiza campanha educativa "Essa vaga não é sua nem por um minuto"

Ação busca despertar na população o exercício de cidadania a partir do respeito ao próximo

Agência JP2

  • 19/11/14
  • 14:00
  • Atualizado há 488 semanas

Com o objetivo de despertar na população o exercício da cidadania a partir do respeito ao próximo, a AERO - Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos, realiza no centro comercial de Ourinhos a campanha "Essa vaga não é sua nem por um minuto".

A ação vem sendo realizada desde setembro de 2012 pelos agentes de fiscalização da AERO sempre nos dois primeiros sábados de cada mês, das 10h às 14h. O trabalho voluntário foi idealizado pelo arquiteto Mário Bergamini, após constatar a falta de consciência por parte dos motoristas que estacionam seus veículos nas vagas reservadas à idosos e deficientes físicos.

A campanha de conscientização funciona com a aplicação de uma multa social, por meio de abordagem aos motoristas infratores. Também são colados panfletos nos veículos estacionados nas vagas especiais sem o devido cartão de identificação. Esse documento deve ser retirado na prefeitura, no setor da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte.

As resoluções do Contran determinam a obrigatoriedade de se destinar 5% de vagas em estacionamento regulamentado e de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos e 3% para veículos que transportem pessoas com deficiência.



Além do trabalho educativo, existem orientações instaladas junto às placas oficiais do município, informando que estacionar na vaga reservada sem o cartão de identificação gera multa de R$ 53,20 e 3 pontos na CNH. O material também orienta como as pessoas com deficiência ou idosos devem proceder para adquirir o cartão junto à administração municipal.

A Coordenadora de Fiscalização da AERO, Laís Priscila Pereira, está satisfeita com o resultado da campanha e afirmou que hoje existe maior conscientização dos motoristas com relação ao respeito ao próximo. "Nosso trabalho não é punitivo, mas sim orientativo. No início dessa campanha muitas pessoas que estacionavam nessas vagas reservadas não tinham conhecimento dessas credenciais. Após quase dois anos, podemos considerar que esse trabalho deu um resultado altamente positivo. No começo de 2013 a porcentagem de carros sem credencial era de quase 70%, hoje a porcentagem de carros que utilizam a credencial é de mais de 90%".

O cadastro

O cartão do idoso pode ser adquirido por pessoas a partir de 60 anos, que devem solicitar a credencial junto a Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte e levar os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG) e o comprovante de residência.

Já as pessoas com deficiência ou com baixa mobilidade devem portar o RG, comprovante de residência, exames e laudo médico comprovando a deficiência. O cartão poderá ser retirado por um procurador, mas com a assinatura do Termo de Responsabilidade pelo titular. O cartão fica pronto no mesmo dia em menos de 5 minutos.

A credencial terá validade de um ano e será renovada após esse período. Não serão cobradas taxas de cadastramento, nem de emissão da primeira via do cartão. Até o momento, já foram cadastradas 50 pessoas que se enquadram na legislação federal.

Equipe de fiscalização da AERO realizam a campanha educativa de forma voluntária no centro da cidade

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos