Buscar no site

Comparador de preços e bom senso são aliados do consumidor na Black Friday

Mecanismos na internet ajudam a chegar à melhor oferta; segundo docente do Senac Marília, usuários devem desconfiar de preços mirabolantes

Assessoria

  • 21/11/14
  • 09:00
  • Atualizado há 491 semanas

Considerada o maior evento do varejo em todo o mundo, a Black Friday oferece descontos em várias categorias de produtos. Tradicional nos Estados Unidos, a data entrou no calendário comercial brasileiro em 2010 e, neste ano, acontece em 28 de novembro. Segundo o docente Edson Barbosa Filho, da área de administração e negócios do Senac Marília, os consumidores podem seguir algumas dicas para chegar às melhores ofertas e fugir das fraudes.

Diferentemente dos Estados Unidos, onde as promoções são oferecidas em lojas físicas e virtuais, no Brasil a Black Friday acontece basicamente na internet. Para Barbosa, esse é um indicador de que o e-commerce (comércio eletrônico, em tradução livre) representa uma parcela significativa dentro do mercado varejista nacional.

"Apesar de ainda estar se desenvolvendo, o comércio online cresce em média 40% ao ano no País. Os grandes triunfos dessa modalidade são a comodidade e a economia de tempo. Para o lojista, é muito menos trabalhoso planejar, executar e acompanhar ações pela internet do que no mundo físico. A consolidação da Black Friday na internet, aqui no Brasil, se deve a este fato", opina.

Ele explica que alguns mecanismos ajudam a conseguir os melhores descontos e garantir uma compra segura. "Além de sites de busca, hoje existem plataformas que comparam os preços das principais lojas online. Outra dica importante é com relação à segurança. O consumidor deve dar preferência a sites conhecidos e verificar se a loja online possui certificado de segurança", diz.

Outra recomendação é verificar se o site não consta na "lista negra" do Procon, que enumera as lojas online do País que devem ser evitadas. Na dúvida, a melhor dica é o bom senso. "O consumidor deve desconfiar de ofertas fora do normal", alerta.

Para quem deseja se capacitar na área de comércio online, o Senac Marília está com inscrições abertas para o curso Marketing Digital e E-Commerce. Com duração de 20 horas, a capacitação demonstra o uso adequado da internet por empresas dos mercados de bens de consumo e serviços.

As aulas acontecem entre os dias 9 e 13 de novembro. As inscrições devem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/marilia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3311-7700

Serviço

Marketing Digital e E-Commerce

Data: 9 a 13 de dezembro de 2014

Horário: de terça a sexta-feira, das 18h45 às 22h45, e no sábado, 13, das 13h30 às 17h30

Duração: 20 horas

Local: Senac Marília

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais