Buscar no site

Crianças criam 'poupança secreta' para comprar avião e ir ao Havaí

Plano foi descoberto por diretora de escola, que contou aos pais. Iniciativa fez com que eles ganhassem uma visita ao aeroporto

G1.globo.com

  • 24/11/14
  • 12:00
  • Atualizado há 490 semanas

Em uma ação em conjunto com a companhia aérea, alunos de 5 e 6 anos de Mirante do Paranapanema devem conhecer de perto um avião no Aeroporto Estadual "Adhemar de Barros", em Presidente Prudente. O "prêmio" foi dado aos pequenos após eles surpreenderem os pais ao criarem uma "poupança secreta" para a compra de um avião que os levaria até o estado americano do Havaí.

De acordo com a vice-diretora da escola, Lourdes Maria dos Santos Andrade, as crianças, estudantes da Escola Municipal Professora Sophia Aguilera de Assis, em Mirante do Paranapanema, já tinham até os cargos pré-determinados dentro da aeronave e mantinham a ação em segredo para arrecadar verba.

Segundo Andrade, ninguém sabia do plano dos alunos até a ligação de uma mãe, que questionava a razão do filho querer dinheiro para levar a escola. Ela, então, procurou a professora da turma, que também não soube explicar. "Conversei com os alunos e, aos poucos, foram nos contando a história, só que pedindo segredo. Na hora fiquei muito surpresa. Não podia deixar de ajudá-los a desenvolver esta ideia", explicou a vice-diretora.

A iniciativa surgiu do aluno José Luiz dos Santos Farias, de 5 anos, que afirma ter o sonho de ser piloto de avião, conforme relatos de Andrade. Foi ele quem contagiou mais oito colegas de sala e atribuiu a cada um uma função específica. "Ele definiu quem seria piloto, co-piloto, aeromoça, médico e enfermeira, por exemplo", disse.

A mãe de José Luiz, a professora Suzete dos Santos Farias, de 45 anos, explicou que o filho é apaixonado por aeronaves desde pequeno, e que o gosto dele fez com que a família passasse a andar de avião. Já foram cinco viagens desde o ano passado. "Ele entra na internet só para assistir filmes e desenhos com aviões, tem aeronaves de plástico e adora tudo isso. Todas as vezes que passamos por Prudente temos que parar no aeroporto. Na primeira vez que viajamos de avião, ele tirou foto até com as aeromoças e funcionários", contou.

Suzete frisou ainda ter achado muito estranho vê-lo chegar com dinheiro em casa e tentou saber de onde vinham as notas, mas como o garoto mantinha segredo, a mãe resolveu procurar a escola. "Fiquei preocupada e fui conversar com a 'Lourdinha' [vice-diretora>. Quando ela me contou, fiquei orgulhosa, como qualquer mãe ficaria".

Ainda de acordo com Andrade, ela e a professora filmaram e fotografaram as ações dos alunos neste "plano secreto". Além dos registros, a escola levou os estudantes para conhecerem o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. A quantia arrecadada não foi divulgada.

Os alunos também ensaiam uma peça teatral onde encenarão uma viagem áerea para o tão sonhado Havaí. Os pais das crianças compraram um figurino semelhante ao dos profissionais da aviação. "Como a sala tem 20 alunos, tivemos que convencê-los de que eles precisariam de passageiros. Assim foi possível incluir os 11 alunos restantes", relatou "Lourdinha".

Na quinta-feira (27), será encenado o espetáculo, às 19h30. A escola tem 195 alunos matriculados e fica na Rua Getúlio Vargas, 721, no Centro.

(Foto: Departamento de Educação de MIrante do Paranapanema/Cedida)

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias