Buscar no site

Vereadores manifestam apoio a Federação Nacional das APAES contra fechamento da associação em todo o Brasil

Redação Paraguacity.com

  • 05/09/13
  • 09:00
  • Atualizado há 551 semanas

Os vereadores votaram na última segunda-feira, dia 2 de setembro, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, uma moção de autoria do presidente da Casa de Leis, Miguel Canizares Junior, manifestando apoio à Federação Nacional das APAEs contra a aprovação do Projeto de Lei 8035/2010, de autoria do Governo Federal, que dispõe sobre o fechamento das APAEs e a inclusão do ensino para pessoas especiais dentro das escolas normais.

Na justificativa do documento, o vereador alega que as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de todo o estado se manifestaram no dia 7 de agosto, em São Paulo, na Assembleia Legislativa, solicitando apoio para que seja rejeitada a proposta elaborada pela CONAE (Conferencia Nacional de Educação), que obriga o atendimento educacional a pessoas com deficiência de 4 a 17 anos apenas na rede pública - Meta 4, proposta pelo deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) - Projeto de Lei nº 8.035 - Plano Nacional de Educação (PNE).

Na prática, a proposta elimina as escolas filantrópicas, como é o caso das APAEs, viabilizadoras do direito a educação, parceiras do governo há mais de 50 anos.

Segundo a justificativa da Moção de Apoio, se aprovado o CONAE/2014 poderá resultar inclusive na extinção das escolas de educação especial, trazendo grandes prejuízos à população que necessita desse tipo de serviço, principalmente as famílias mais carentes.



Atualmente, são mais de 2.000 APAES espalhadas pelo Brasil e caso seja aprovado o projeto de Lei Federal estas entidades deixarão de receber os poucos recursos que ainda recebem e as mantem em funcionamento, podendo comprometer o atendimento educacional especializado, visto que as escolas normais ainda não estão preparadas para prestar atendimento multidisciplinar como o oferecido pelas APAEs.

A Moção foi assinada por todos os vereadores de Paraguaçu paulista, que fizeram questão de declarar seu apoio ao não fechamento das entidades.

O vereador Paulo Japonês, do PT, disse que mesmo pertencendo ao mesmo partido do Deputado Angelo Vanhoni, é contra o fechamento das APAEs e que acredita que o autor da proposta esteja recebendo todo tipo de repudio por seu projeto.

"Eu sou da base do Governo Federal, mas nós temos que legislar para o nosso povo, temos que legislar para nossa comunidade, para nossa população", declarou.

A vereadora Vilma Bertho elogiou a Moção de Apoio às APAEs e declarou que a Câmara de Paraguaçu deveria ter feito uma Moção de Repúdio ao deputado autor da proposta.

"Eu entendo que a APAE é necessária, ela precisa manter, ela é o inicio de tudo, inclusive a questão do apoio a família quando precisa", declarou a vereadora, que questionou ainda o fato da educação regular ser oferecida apenas a pessoas de 4 a 17 anos, caso a lei seja aprovada.

"Como fica os menores de quatro anos que precisa ir pra escola e ser preparado para uma sociedade junto com a família e como fica os maiores de 17 anos que não conseguiram se socializar e não conseguiram se adaptar na escola?", perguntou Vilma Bertho.

O vereador Ian Salomão também usou a tribuna e classificou como uma vergonha a Meta 4 proposta pelo Governo Federal.

"É uma vergonha o que estão querendo fazer com as APAEs de todo o estado de São Paulo, principalmente, em vários estados as APAEs já foram fechadas, como por exemplo Santa Catarina e Paraná", ressaltou.

"Não da estrutura para professor, não dá estrutura de trabalho, as próprias instalações acabam sendo precárias, e como você vai absorver esse pessoal? (...) Então infelizmente é uma medida vergonhosa", declarou Ian.

Outros vereadores usaram a tribuna para falar sobre o assunto e todos criticaram a medida do Governo Federal que pretende encerrar o repasse de recursos para as Associações de Pais e Amigos.

Por fim, a moção foi aprovada por unanimidade de votos e será encaminhada a Federação Nacional das APAEs, como uma esperança para que o fim da entidade no país não se concretize.

Espetáculo de final de ano apresentado no Teatro Municipal dos alunos da Apae

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos